Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Inovações marcam a Série A do Brasileirão 2025

Futebol
WhatsApp Image 2025 03 12 At 12.19.05 Scaled
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Futebol

Inovações marcam a Série A do Brasileirão 2025

Diversos novos procedimentos e sistemas foram apresentados, como , a paralisação durante o Mundial de Clubes

Na quarta-feira (12), representantes dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro 2025 e dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se reuniram na sede da entidade para discutir e aprovar inovações para a próxima edição da competição. Diversos novos procedimentos e sistemas foram apresentados, como o Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais de Arbitragem, o Sistema de Bolas Múltiplas, a paralisação durante o Mundial de Clubes e a implementação do Protocolo Global de Combate ao Racismo.

Uma das mudanças mais relevantes será a introdução do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais na arbitragem, composto por árbitros de renome mundial, como o italiano Nicola Rizolli, o argentino Nestor Pitana e o brasileiro Sandro Meira Ricci. Este Comitê irá avaliar as decisões dos árbitros durante a competição, reforçando a transparência e a qualidade das arbitragens. A CBF também estruturou uma nova Comissão de Arbitragem, que contará com técnicos experientes, como Rodrigo Cintra, Luiz Flávio de Oliveira e Marcelo Van Gasse.

Outra novidade será a adoção do Sistema de Bolas Múltiplas, inspirado na Premier League, que visa aumentar o tempo de jogo efetivo. Com 15 bolas posicionadas ao redor do campo, os jogadores poderão retirar rapidamente uma bola de um suporte, enquanto o gandula será responsável apenas por reposicionar as bolas. Além disso, o Campeonato Brasileiro 2025 terá uma pausa durante o Mundial de Clubes, programado de 15 de junho a 13 de julho. Durante esse período, os clubes Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo, que participarão do torneio da FIFA, terão um intervalo nas suas atividades, enquanto os demais clubes poderão realizar intertemporadas.

O combate ao racismo também será uma prioridade neste Brasileirão, com a adoção do Protocolo Antirracista, implementado pela FIFA. Esse protocolo consiste em um gesto de cruzar os braços em forma de “X”, que pode ser utilizado por árbitros, jogadores e oficiais para denunciar atitudes racistas. A CBF também será a primeira confederação a aplicar punições esportivas para casos de racismo em seu regulamento, reafirmando seu compromisso com a igualdade no futebol.

O torneio de 2025 permitirá que os clubes inscrevam até nove jogadores estrangeiros, mantendo o número estipulado para 2024. Também será implementado o Protocolo de Concussão da CBF, que permitirá uma substituição extra se um jogador sofrer uma lesão na cabeça, com a condição de que o médico da equipe diagnostique a concussão. Essa substituição poderá ser feita apenas uma vez por time e o atleta substituído deverá ficar afastado por pelo menos 5 dias.

A bola oficial da competição será a Nike Flight 25, com um design renovado. O formato do Campeonato Brasileiro 2025 não sofreu alterações, com 19 datas para o primeiro turno e 19 para o returno. A 38ª rodada, que marcará o final do torneio, está prevista para o dia 21 de dezembro, e pela primeira vez, a competição será realizada ao longo de dez meses, com a abertura programada para o dia 29 de março. O calendário foi amplamente discutido com clubes e federações antes de sua divulgação oficial.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo