Criciúma
Polícia abre inquérito sobre racismo contra Caíque
Polícia Civil abre inquérito para investigar injúria racial contra goleiro do Criciúma durante partida contra o Brusque
![](https://sctd.com.br/wp-content/uploads/2024/12/CRICIUMA.png)
Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil para apurar a suposta prática de injúria racial contra o goleiro Caíque, do Criciúma. O episódio aconteceu no último sábado (08), durante a partida entre Brusque e Criciúma, no Estádio localizado na Avenida Lauro Müller, em Brusque.
De acordo com o relato do jogador, um torcedor do Brusque o chamou de “macaco” durante o jogo. A Polícia Militar foi acionada no momento da ocorrência e conduziu os envolvidos até a delegacia para prestar esclarecimentos.
Em nota oficial, a Polícia Civil esclareceu que, após análise preliminar dos fatos e registro do boletim de ocorrência, optou-se por não efetuar a prisão em flagrante do suspeito. A justificativa é a necessidade de elementos probatórios claros e robustos que justifiquem a medida, como testemunhas ou registros oficiais, que não estavam disponíveis no momento.
Dessa forma, um inquérito policial foi instaurado na 1ª Delegacia de Polícia de Brusque, onde todas as provas serão analisadas, testemunhas serão ouvidas e imagens de câmeras de segurança requisitadas. Caso a investigação confirme a prática do crime de injúria racial, o suspeito poderá ser indiciado e enfrentar pena de 2 a 5 anos de prisão, além de multa.
A Polícia Civil reforçou seu compromisso com a investigação rigorosa e imparcial dos fatos, garantindo que todas as medidas sejam adotadas conforme a legislação vigente. “A Polícia Civil reforça seu compromisso com a apuração rigorosa dos fatos, garantindo que sejam esclarecidos com isonomia e o devido respeito aos parâmetros legais”, conclui a nota assinada pelo delegado Odair Rogério Sobreira Xavier.
Caíque se pronuncia sobre o caso, confira aqui