Futebol
Times da Série D são surpreendidos com proibição da CBF
CBF proíbe clubes da Série D de transmitir jogos no YouTube. Decisão visa negociação com emissoras para ampliar divulgação da competição
Os clubes da Série D do Campeonato Brasileiro não poderão realizar transmissões próprias em seus canais do YouTube. A decisão foi informada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste sábado (19) através de ofício enviado às Federações Estaduais de Futebol e aos clubes participantes da competição. A competição é disputada por três catarinenses: Barra, Joinville e Marcílio Dias.
No ofício, a CBF afirma que está em negociações avançadas com empresas interessadas em transmitir a Série D, tanto na TV quanto digitalmente, para ampliar a divulgação da competição em nível regional e nacional. A entidade máxima do futebol brasileiro reforça que, como regra geral, concede aos detentores os direitos exclusivos de exibição das partidas.
“Diante de tal obrigação, através do presente, a CBF retifica o disposto em Ofício anterior e informa que se encontra impedida de autorizar a transmissão das partidas pelos Clubes, ainda que através das respectivas plataformas próprias, a partir da 1ª Rodada que se iniciará hoje, dia 19 de abril de 2025”, diz o trecho do ofício.
A CBF informou ainda que poderá disponibilizar a transmissão de algumas partidas da Série D através de emissoras estatais (públicas), de alcance regional ou nacional, desde que as emissoras manifestem interesse por meio de ofício enviado ao Gabinete da Presidência.
O ofício também ressalta que a autorização para os clubes inserirem até oito placas publicitárias durante os jogos da Série D permanece inalterada.