Força-tarefa da Prefeitura de Florianópolis, com apoio das polícias Militar e Civil, realizou uma operação de demolição de imóveis irregulares, na manhã desta quinta-feira (29), na Praia dos Ingleses. Ao todo, nove edificações que ocupavam as dunas, uma Área de Preservação Permanente (APP), foram completamente derrubadas. As construções, que não eram habitadas, vinham causando danos ambientais em uma área protegida por decreto municipal desde 1985.
A ação foi a sexta fase da “Operação Solo Legal”, iniciada em setembro de 2025. Desta vez, o alvo foi a comunidade de Dunas dos Ingleses, onde a ocupação irregular ameaçava o ecossistema frágil das dunas, que são fundamentais para conter a erosão e proteger a praia.
Antes da ação, setores de inteligência das polícias e da Prefeitura mapearam e identificaram cada construção ilegal, garantindo que não houvesse moradores ou pertences no interior. Isso permitiu que as demolições fossem realizadas sem conflitos e sem desabrigar famílias.
A operação contou com a Fiscalização de Obras, Floram, Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, mostrando a integração entre órgãos municipais e estaduais. Todas as diligências foram acompanhadas por advogadas da comunidade, garantindo transparência e o devido processo legal.
“Ressalto mais uma vez a importância da integração entre os órgãos públicos para combater o problema que são as ocupações irregulares”, destacou a vice-prefeita e secretária de Segurança, Maryanne Mattos. Ela enfatizou que o trabalho cooperativo vai desde o mapeamento até a ação nas ruas, com o objetivo de “garantir o cumprimento da lei, a ordem na cidade e a preservação ambiental de Floripa”.
A Administração Municipal também fez questão de diferenciar a situação. Enquanto as dunas são protegidas e as ocupações ilegais são combatidas, outra parte da região, a Comunidade do Siri, está em processo de regularização fundiária (REURB-S), onde a própria administração assume os custos da documentação para legalizar áreas consolidadas de interesse social, sem custo para os moradores.
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe