Ano Novo Chinês começa nesta terça com Ano do Cavalo de Fogo

O atual Ano do Cavalo vai de 17 de fevereiro de 2026 até 6 de fevereiro de 2027, quando começa o Ano da Cabra

Eduardo Fogaça

Publicado em: 16 de fevereiro de 2026

7 min.
Ano Novo Chinês começa nesta terça com Ano do Cavalo de Fogo. Foto: Reuters

Ano Novo Chinês começa nesta terça com Ano do Cavalo de Fogo. Foto: Reuters

O Ano Novo Chinês, considerado o feriado mais importante da China, começa nesta terça-feira (17) e marca o início do ano 4274 no calendário tradicional. Conhecida também como Festival de Primavera ou Ano Novo Lunar, a celebração dá as boas-vindas ao Ano do Cavalo de Fogo e mobiliza milhões de pessoas dentro e fora do país.

Embora o feriado oficial dure nove dias, as festividades se estendem por cerca de 40 dias. Segundo estimativa do governo chinês, o período pode registrar um recorde de 9,5 bilhões de viagens, impulsionadas pelo retorno de milhões de trabalhadores às suas cidades de origem para reencontrar familiares.

Além da China, o Ano Novo Lunar também é celebrado em outros países asiáticos, como Vietnã e Coreia do Sul.

Como funciona o calendário chinês

Diferente do calendário gregoriano, que tem 365 ou 366 dias e começa sempre em 1º de janeiro, o calendário chinês é baseado nos ciclos da Lua. Por isso, a data da virada varia a cada ano.

O ano chinês costuma ter 354 ou 355 dias, período correspondente a 12 ciclos lunares. Para manter a sincronia com o ciclo solar e as estações do ano, há periodicamente um ano com 384 dias.

O calendário segue um ciclo de 12 anos, cada um representado por um animal, nesta ordem:

  • Rato
  • Boi
  • Tigre
  • Coelho
  • Dragão
  • Cobra
  • Cavalo
  • Cabra
  • Macaco
  • Galo
  • Cão
  • Porco

A tradição tem origem no budismo. Segundo a lenda, Buda convocou os animais para definir o calendário, mas apenas 12 compareceram. Eles passaram a representar os anos conforme a ordem de chegada.

O atual Ano do Cavalo vai de 17 de fevereiro de 2026 até 6 de fevereiro de 2027, quando começa o Ano da Cabra.

O simbolismo do Cavalo de Fogo

No horóscopo chinês, o cavalo simboliza liberdade, energia, independência e ambição. Já o fogo é um dos cinco elementos do calendário chinês — ao lado de água, metal, terra e madeira — e está associado à clareza nas relações e à valorização da intuição.

Cada combinação entre animal e elemento se repete a cada 60 anos.

De acordo com a consultora em Feng Shui e astrologia chinesa Adriana Di Lima, o ano anterior, regido pela serpente, foi um período de planejamento e estratégia. Agora, o ciclo do cavalo tende a favorecer a concretização de metas.

“O ano da serpente trouxe o ensinamento de criar metas e usar estratégia. O ano do cavalo tem forte tendência para que as pessoas concretizem o que planejaram”, afirmou.

Segundo ela, as características do ano se manifestam de maneira diferente em cada pessoa, mas são mais intensas para quem nasceu sob o signo do cavalo.

Tradições e costumes de boa sorte

A chegada do Ano Novo Chinês é acompanhada por uma série de tradições ligadas à renovação e à prosperidade.

Entre elas estão:

  • Limpeza profunda da casa no último dia do ano;
  • Pagamento de dívidas pendentes;
  • Organização de ambientes para afastar energias negativas;
  • Reuniões familiares e trocas de presentes simbólicos.

As grandes cidades chinesas costumam ficar mais vazias durante o período, enquanto aeroportos e estações ferroviárias registram intenso movimento.

Cultura pop e tendências curiosas

Neste ano, até personagens da cultura pop entraram nas comemorações. O personagem Draco Malfoy, da série Harry Potter, virou símbolo informal do Ano do Cavalo. Isso porque a transliteração de seu sobrenome em chinês, “Ma-er-fu”, remete às palavras cavalo e fortuna.

Outro destaque é o chamado “cavalo triste”, uma pelúcia vermelha que se tornou fenômeno nas redes sociais após um erro de fabricação deixar o brinquedo com a boca costurada ao contrário, formando uma expressão abatida. O item virou sucesso de vendas e foi interpretado por jovens como uma representação do cansaço da rotina profissional, em contraste com o clima festivo do feriado.

Impacto econômico e social

O Ano Novo Lunar é considerado a maior migração humana anual do planeta. O intenso fluxo de viagens movimenta setores como transporte, comércio, turismo e tecnologia, além de impactar cadeias produtivas globais.

Mais do que uma celebração cultural, o período representa um momento de reflexão, renovação e fortalecimento dos laços familiares, valores centrais da tradição chinesa.


FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios