Um ataque cibernético direcionado aos sistemas de check-in e embarque provocou atrasos e congestionamentos neste sábado (20) em alguns dos principais aeroportos da Europa, informaram autoridades locais.Impacto em diferentes aeroportosNo aeroporto de Bruxelas, a operação foi afetada de forma significativa, já que apenas o check-in e o embarque manuais estavam disponíveis, com reflexo direto nos horários dos voos.Em Berlim, o Aeroporto Brandemburgo informou que um provedor de serviços de atendimento a passageiros foi alvo de ataque na noite de sexta-feira (19). Como medida de segurança, os operadores optaram por cortar as conexões dos sistemas.
Já o Aeroporto de Londres Heathrow, considerado o mais movimentado da Europa, relatou que um “problema técnico” afetou o mesmo provedor de sistemas de check-in e embarque.Apesar da falha, os principais aeroportos de Paris — Roissy, Orly e Le Bourget — não registraram interrupções.Empresa responsávelO sistema afetado pertence à Collins, empresa americana fundada em 2018 e subsidiária da RTX Corp. (antiga Raytheon Technologies). A companhia fornece a tecnologia utilizada em quiosques para que passageiros realizem check-in, imprimam cartões de embarque e etiquetas de bagagem.
A Collins não disponibiliza diretamente o check-in para passageiros, mas fornece a infraestrutura tecnológica utilizada por aeroportos. A base britânica da empresa, próxima ao aeroporto de Gatwick, não comentou o incidente até a publicação desta matéria.Orientação aos passageirosAutoridades dos aeroportos europeus atingidos recomendaram aos viajantes que verifiquem o status dos voos antes de se deslocarem e pediram desculpas pelos transtornos causados.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.👉 Clique aqui e acompanhe