Uma baleia-jubarte macho, com 8,5 metros de comprimento, foi encontrada morta na praia do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, na noite desta sexta-feira (10). O animal, da espécie Megaptera novaeangliae, encalhou na faixa de areia e já estava sem vida quando as equipes de resgate chegaram ao local.
O Instituto Educamar foi acionado para atender a ocorrência e ativou o protocolo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, mobilizando também a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ao chegar ao ponto do encalhe, os técnicos constataram que o animal se encontrava em código 2, ou seja, recém-morto.
De acordo com Suelen Santos, coordenadora do Instituto Educamar, esse tipo de situação é comum nesta época do ano, quando as baleias migram pela costa catarinense em busca de águas mais quentes para reprodução.
“Onde houver encalhe, recomendamos que acionem o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ou a APA da Baleia Franca”, orientou Suelen.
Animal foi removido e enterrado na orla
Na manhã deste sábado (11), equipes do ICMBio, da Educamar e veterinários especializados realizaram o trabalho de biometria, identificação e análise preliminar da causa da morte do mamífero.
Com o apoio da Prefeitura de Jaguaruna, a baleia foi removida para a faixa de areia para a realização dos exames e, posteriormente, enterrada na orla, conforme o protocolo da APA da Baleia Franca.
A causa da morte ainda não foi divulgada, mas as análises laboratoriais deverão apontar se o animal sofreu ferimentos, doenças ou outras condições relacionadas à navegação e à pesca na região.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.