Balneário Camboriú conquista 4ª posição no ranking nacional de saneamento básico

Única cidade de Santa Catarina no topo da lista da CLP, BC atinge quase 98% de cobertura em coleta e tratamento de esgoto

Redação

Publicado em: 21 de fevereiro de 2026

3 min.

Balneário Camboriú conquista 4ª posição no ranking nacional de saneamento básico Foto: Divulgação

Balneário Camboriú consolidou-se como uma das cidades com melhor performance em saneamento no Brasil. Segundo pesquisa técnica realizada pela Gove e divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na última sexta-feira (20), o município ocupa a 4ª posição nacional no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025.

A cidade é a única representante de Santa Catarina entre as 25 melhores do país. O estudo avaliou indicadores cruciais como cobertura de água e esgoto, tratamento de resíduos domésticos, destinação do lixo e eficiência na distribuição (combate a perdas).

Números que impressionam

De acordo com o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, a cidade opera hoje com índices próximos da universalização:

  • 98% de cobertura em coleta e tratamento de esgoto;
  • 98% na distribuição de água tratada.

Investimentos e Inovação para o Futuro

Mesmo com os altos índices, a Emasa planeja novas obras para suportar o rápido crescimento populacional da região:

  1. Segurança Hídrica: Início do projeto do Parque Inundável (em parceria com Camboriú) para garantir a reserva de água bruta para as próximas gerações.
  2. Tecnologia de Tratamento: Substituição do sistema de lodo por ultrafiltração na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
  3. Sustentabilidade: Cooperação técnica com a UFSC para o futuro descomissionamento de lagoas inativas da ETE, focando em desenvolvimento sustentável.

Fortalecimento Institucional

Em 2025, a Emasa oficializou sua adesão à Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. A parceria visa a troca de experiências e o desenvolvimento de novas tecnologias com outras autarquias de excelência no país.

O que é o CLP? O Centro de Liderança Pública utiliza dados oficiais para medir a capacidade dos municípios em gerar bem-estar. O ranking serve como um “raio-X” da gestão pública, avaliando pilares como saúde, segurança, inovação e sustentabilidade.



× SCTODODIA Rádios