As travessias de pedestres da Avenida Beira-mar Norte, em Florianópolis, estão passando por readequações que prometem mais segurança e acessibilidade. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, também deve melhorar o fluxo de veículos, evitando paradas desnecessárias no sentido Norte-Centro.
Com a nova configuração, a travessia será feita em dois tempos. O pedestre seguirá em linha reta sobre a marginal e a pista sentido Centro-Norte. Antes de cruzar a terceira faixa — sentido Norte-Centro — deverá mudar levemente de direção e acionar uma botoeira que libera o sinal no momento ideal. O sistema também se aplica aos ciclistas.
Segundo o secretário de infraestrutura, Rafael Hahne, a mudança busca equilibrar segurança e fluidez. “Garantimos que o pedestre atravesse em segurança, estimulando a travessia em dois tempos, sem risco de permanecer sobre a faixa. Por outro lado, o trânsito ganha, pois os motoristas poderão seguir viagem quando não houver demanda de pedestres”.
A primeira etapa das obras começou nesta semana, na altura da Rua João Carvalho, onde a faixa liga a orla à Praça Governador Celso Ramos. No local, estão sendo niveladas calçadas e canteiros, além da preparação para instalação do novo semáforo com botoeiras. O espaço também receberá novo paisagismo, com espécies que ajudarão a delimitar as áreas de circulação.
De acordo com Hahne, o modelo será replicado em outros dois pontos da avenida: nos cruzamentos com a Rua Alves de Brito e a Travessa Rufino.
Como funciona o sistema com botoeira
O semáforo com botoeira permite que o pedestre solicite a travessia apenas quando necessário. Ao apertar o botão, o pedido é registrado e o ciclo semafórico é ajustado para liberar a passagem no momento mais seguro, evitando a interrupção desnecessária do fluxo de veículos.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.