A Casa da Literatura Catarinense foi reaberta ao público nesta segunda-feira (15), no Centro de Florianópolis, após passar por uma obra completa de restauro. A cerimônia contou com a presença do governador Jorginho Mello e da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin.
Localizado no entorno da Praça XV de Novembro, o espaço é administrado pela FCC e recebeu um investimento aproximado de R$ 240 mil para a recuperação das áreas internas e externas. Com a reabertura, a Casa retoma sua missão de promover a literatura catarinense por meio de lançamentos de livros, contação de histórias, oficinas de escrita, saraus, rodas de conversa e encontros de Academias de Letras.
O prédio que abriga a Casa da Literatura possui grande valor histórico. Registros iconográficos da década de 1830 mostram que o casarão teve, inicialmente, uso misto, com comércio no térreo e moradia no piso superior. Ao longo dos anos, sediou instituições como a Companhia de Polícia, a Assembleia Provincial, a primeira Polícia Civil, o Tribunal de Contas do Estado e, mais recentemente, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Tombado como patrimônio municipal de Florianópolis na década de 1980, o imóvel passou a ser administrado pela Fundação Catarinense de Cultura em 2017. Entre 2019 e o início de 2022, abrigou a Galeria do Artesanato Catarinense, durante o período de restauro da Casa da Alfândega.
Com a reabertura, o espaço volta a integrar o circuito cultural da Capital e a fortalecer a valorização da produção literária de Santa Catarina.
FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.