CEASA/SC de Tubarão inicia venda de uva Niágara e melancia da safra de verão

A chegada das frutas marca o início do período de colheita de duas das culturas mais apreciadas pelos brasileiros e reforça o papel da Central de Abastecimento no escoamento da produção agrícola do estado.

Eduardo Fogaça

Publicado em: 5 de janeiro de 2026

5 min.
CEASA/SC de Tubarão inicia venda de uva Niágara e melancia da safra de verão. Foto: Divulgação

CEASA/SC de Tubarão inicia venda de uva Niágara e melancia da safra de verão. Foto: Divulgação

A CEASA/SC – Unidade de Tubarão iniciou a comercialização de duas frutas típicas do verão e de grande importância para a agricultura catarinense: a uva Niágara e a melancia. Os produtos já estão disponíveis no entreposto e atendem tanto consumidores locais quanto turistas que visitam a região Sul de Santa Catarina durante a temporada de verão.

A chegada das frutas marca o início do período de colheita de duas das culturas mais apreciadas pelos brasileiros e reforça o papel da Central de Abastecimento no escoamento da produção agrícola do estado.

Uva Niágara fortalece economia e gera empregos em Santa Catarina

Santa Catarina ocupa a terceira posição no ranking nacional de produção de uva Niágara. Na CEASA de Tubarão, já está sendo comercializada a fruta produzida no Sul do estado, reconhecida pela qualidade, sabor marcante e alto valor agregado.

Além de seu valor nutricional, a produção da uva Niágara movimenta a economia regional, gera milhares de empregos e contribui diretamente para a renda de produtores rurais e municípios catarinenses.

Principais benefícios do consumo da uva Niágara:

  • Auxilia na melhora da circulação sanguínea e na proteção do coração;
  • Contribui para a prevenção do envelhecimento celular e reduz o risco de doenças crônicas;
  • Fortalece o sistema imunológico e auxilia na produção de energia;
  • Favorece o bom funcionamento do intestino e ajuda a combater a prisão de ventre.

Melancia catarinense ganha espaço no mercado de verão

Outra fruta que iniciou sua safra neste mês é a melancia, com produção expressiva em Santa Catarina. O destaque fica para o Sul do estado, especialmente Jaguaruna, conhecida como a Capital Catarinense do Produtor de Melancia, e para o Oeste, com Caxambu do Sul, reconhecida como a Capital da Melancia.

Essas regiões abastecem o mercado interno durante o verão e também enviam a produção para outros estados do país, consolidando Santa Catarina como um importante polo produtor da fruta.

Principais benefícios do consumo da melancia:

  • Auxilia na hidratação do organismo;
  • Contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC;
  • Retarda o envelhecimento celular e pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Contribui para o bom funcionamento do trato digestivo.

Incentivo à agricultura familiar e consumo de produtos da época

O Governo do Estado de Santa Catarina incentiva a agricultura familiar, com participação ativa da CEASA/SC na comercialização e distribuição de frutas e hortaliças produzidas no estado. A iniciativa promove geração de emprego, renda e benefícios diretos à saúde da população catarinense e dos visitantes.

Segundo o gerente de mercado da CEASA de Tubarão, Edmilson Moreira, consumir produtos da época e produzidos em Santa Catarina fortalece toda a cadeia produtiva. “O consumidor final adquire frutas frescas, com preços acessíveis, garantindo mais saúde e qualidade de vida, ao mesmo tempo em que contribui diretamente para a renda do produtor rural”, destacou.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios