Começa a demolição da Penitenciária de Florianópolis

Governo inicia demolição da Penitenciária de Florianópolis; área será transformada em centro cultural até 2026

Vitor Wolff

Publicado em: 5 de dezembro de 2025

3 min.
Começa a demolição da Penitenciária de Florianópolis - Foto: Leo Munhoz/Secom GOVSC

Começa a demolição da Penitenciária de Florianópolis - Foto: Leo Munhoz/Secom GOVSC

A desativação da Penitenciária de Florianópolis avançou nesta quinta-feira (4) com o início da demolição da estrutura. A primeira etapa consistiu na remoção de 25 contêineres que, por quase duas décadas, funcionaram como celas e haviam sido inutilizados no início da gestão de Jorginho Mello (PL). O complexo, que possui capacidade para 1.574 presos, opera hoje com superlotação superior a 137%.

Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (5), o governador apareceu a bordo de uma escavadeira, dando início simbólico à derrubada. Ele acompanhou a ação ao lado da secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim, que fiscalizou a retirada dos contêineres que chegaram a abrigar mais de 200 detentos.

O governo prevê que toda a desativação do complexo prisional seja concluída até dezembro de 2026. O processo integra o plano de reestruturação do sistema penitenciário estadual, que prevê redistribuição de presos e modernização de unidades.

O destino do terreno já foi definido por consulta pública realizada em março deste ano: 86,9% dos 1.816 participantes aprovaram a transformação da área em um centro cultural, proposta que agora começa a avançar com o fim gradual da estrutura prisional.


FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios