A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) tem se consolidado como referência no sul de Santa Catarina após uma série de investimentos em infraestrutura, modernização de redes, renovação de frota e a inauguração de sua subestação própria, colocada em funcionamento neste ano. O modelo de gestão e o sistema operacional adotados pela cooperativa passaram a chamar a atenção de entidades de outros estados.
Na última semana, uma equipe da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe (Cercos), com sede no município de Lagarto, esteve no sul catarinense para um workshop em Urussanga e aproveitou a agenda para conhecer de perto as instalações da Coorsel, em Treze de Maio.
A comitiva sergipana foi formada pelo presidente da Cercos, Aroldo Costa Monteiro, pelo engenheiro eletricista José Kayque Barbosa Silva e pelo gerente José dos Passos Lisboa. Durante a visita técnica, o grupo conheceu a estrutura administrativa, o sistema operacional e os equipamentos utilizados pela cooperativa catarinense, com destaque para a subestação própria recém-inaugurada.
Segundo os representantes da Cercos, a organização e o nível de tecnologia empregados surpreenderam positivamente. “Fomos muito bem recebidos pela equipe da Coorsel e vamos levar muito aprendizado com tudo o que vimos aqui para a nossa cooperativa”, afirmou o presidente Aroldo Costa Monteiro.
O engenheiro e o gerente da Cercos também destacaram que a visita serviu como inspiração para novos projetos. “Só temos a agradecer a oportunidade. Vamos levar esse conhecimento da Coorsel para aplicarmos na nossa cooperativa. Nós ainda não temos uma subestação. É um sonho e queremos usar o modelo da Coorsel para buscarmos essa importante obra”, relataram.
Para o presidente da Coorsel, Arilton Francisconi Cândido, conhecido como Xela, o interesse de cooperativas de outros estados reforça o compromisso da atual gestão com investimentos contínuos. “Nesses três anos investimos mais de R$ 30 milhões em inúmeras obras e melhorias que estão tornando a Coorsel um modelo para outras cooperativas. Ficamos contentes em ver nosso sistema de trabalho sendo referência até para outros estados”, destacou.
Subestação própria
A subestação da Coorsel representa um dos maiores investimentos já realizados pela cooperativa. Com aporte superior a R$ 20 milhões, a estrutura foi construída em um terreno estratégico no bairro São Luiz, em Treze de Maio, e já está em pleno funcionamento.
O projeto foi concluído em 2023, quando o terreno passou por obras de terraplanagem. A construção teve início em 2024 e chegou à fase final em 2025, com a instalação de equipamentos modernos e sistemas de alta segurança.
De acordo com a cooperativa, a subestação permite melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica, reduzir custos operacionais e garantir maior agilidade no restabelecimento do serviço em casos de interrupção, beneficiando diretamente os municípios atendidos pela Coorsel.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.