Curso de Guarda-vidas Civil Voluntário abre inscrições no Litoral Sul

Interessados podem se inscrever até o próximo dia 10; atuação será nas praias da região durante a Operação Estação Verão 2025/26.

Leticia Matos

Publicado em: 30 de setembro de 2025

4 min.
Curso de Guarda-vidas Civil Voluntário abre inscrições no Litoral Sul. - Foto: Divulgação/4° Batalhão de Bombeiros Militar

Curso de Guarda-vidas Civil Voluntário abre inscrições no Litoral Sul. - Foto: Divulgação/4° Batalhão de Bombeiros Militar

Estão abertas as inscrições para o curso de Guarda-vidas Civil Voluntário (GVCV), que vai preparar candidatos para atuar nas praias do Litoral Sul catarinense durante a temporada de verão. A formação é vinculada ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e abrange Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres.

Curso de formação

Com carga horária de 120 horas-aula, o curso capacita os alunos para atuar em ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação em ocorrências aquáticas. Embora seja um serviço voluntário, os participantes recebem uma indenização de R$ 250 por cada dia de trabalho.

Para ingressar, os candidatos devem ter 18 anos completos até o início da formação, apresentar documentos, atestado médico, exame toxicológico e ser aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF). O exame exige nadar 500 metros em até 13 minutos e correr 1.600 metros em até 9 minutos.

As inscrições podem ser feitas até 10 de outubro no site do CBMSC (cbm.sc.gov.br), na aba “Cidadão” > “Cursos ao cidadão”. Também é possível acessar os editais por meio dos perfis oficiais da corporação no Instagram ou diretamente neste link.

Importância do preparo físico

De acordo com o major Renan Fernandes, subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, o teste físico é decisivo. “Nosso foco é a prevenção, mas todos os GVCVs precisam estar aptos para atuar em situações de risco. O curso exige preparo físico e emocional consistente para lidar com provas práticas e resgates em ambiente aquático”, destacou.

Durante a última Operação Estação Verão, mais de 1,6 milhão de ações preventivas foram registradas nas praias do 4º BBM, que cobre cerca de 80 quilômetros de orla. Segundo o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do batalhão, o resultado foi a ausência de mortes por afogamento em áreas monitoradas por guarda-vidas.

Recertificação

Além do curso de formação, está disponível a recertificação para guarda-vidas já formados em anos anteriores. Com carga de 20 horas-aula e validade de dois anos, o curso atualiza os profissionais e garante a participação na temporada 2025/26. As inscrições estão disponíveis neste link.

Aqueles que não precisam de recertificação devem apenas confirmar interesse em atuar na operação pelo formulário disponível aqui.

Informações: 4° Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma


FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios