As equipes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil seguem avançando nos trabalhos de limpeza dos corpos hídricos — valas e córregos que integram o sistema de macrodrenagem urbana — em diversos bairros de Tubarão. A ação atende à orientação do prefeito Estêner Soratto e do vice-prefeito Denis Matiola e, nesta semana, contemplou o lado esquerdo da Rua Sílvio Búrigo, no bairro Monte Castelo.
Além da remoção de resíduos e vegetação que comprometem o escoamento da água, as equipes estão realizando estudos para identificar galerias subdimensionadas, que podem causar alagamentos em períodos de chuva intensa. O objetivo é avaliar a necessidade de substituição dessas estruturas por alternativas com maior capacidade de vazão.
Segundo o secretário Rafael Marques, o trabalho vem sendo conduzido em parceria com engenheiros responsáveis pela elaboração dos novos projetos. “Nesta quarta-feira (26), estivemos com profissionais de engenharia que estão elaborando os projetos para estes locais. Esses materiais serão disponibilizados para a prefeitura pela Tubarão Saneamento”, explicou.
Entre os locais em análise estão as travessias da Rua Rui Barbosa e a transposição sob a via férrea que liga os bairros Santo Antônio de Pádua e Congonhas. Também seguem em execução os estudos de topografia e batimetria para a travessia da Rua Aldo Hülse, onde ocorre a troca da galeria existente por estruturas novas, redimensionadas pela prefeitura.
As ações fazem parte de um conjunto de medidas preventivas para reduzir riscos de alagamentos e aprimorar a infraestrutura de drenagem da cidade.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.