O desembargador João Marcos Buch, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), afirmou ter sido alvo de intimidação e ofensas homofóbicas na tarde desta quarta-feira (17), enquanto caminhava pelo Centro de Florianópolis.
Segundo relato publicado em suas redes sociais, um motorista reduziu a velocidade do carro e, em tom agressivo, teria gritado repetidas vezes frases como: “petista não entra no meu Uber” e “bicha e petista não entram no meu carro”.
Buch relatou ter se sentido ameaçado pela atitude do homem, que aparentava nervosismo. “A forma e a maneira com que aquele motorista se dirigiu a mim indicaram que poderia sacar alguma arma e fazer um disparo”, escreveu.
Providências legais
O magistrado registrou imagens do veículo e informou que vai adotar medidas cíveis e criminais. Ele também pretende notificar a empresa Uber sobre o episódio. Até o momento, a empresa não se manifestou publicamente.
Quem é João Marcos Buch
Conhecido por sua atuação em defesa da humanização do sistema de justiça penal, Buch já foi juiz da execução penal e é reconhecido pelo debate sobre superlotação carcerária, políticas de reintegração social e remição de pena por leitura.
Em março deste ano, ele participou da “Primavera Brasileira” na Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, onde o documentário Palavra Presa, inspirado em sua trajetória, foi exibido. O desembargador também escreve sobre justiça, direitos humanos e diversidade em veículos como o portal Brasil Fora da Caverna e o Le Monde Diplomatique Brasil.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.