Operação da Polícia Civil de Santa Catarina desmontou, na manhã desta quarta-feira (21), um sofisticado esquema de fraude financeira que causou um prejuízo de R$ 405.253,32 a um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com sede em Blumenau.
A investigação apura que uma empresa de Gaspar emitia duplicatas falsas baseadas em operações comerciais que nunca existiram, vendendo esses “créditos fantasmas” ao fundo de investimentos.
A operação, batizada de “FIDC Fantasma”, foi deflagrada pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECRIM) de Blumenau. Segundo as investigações, os sócios da empresa suspeita simulavam vendas e serviços fictícios para gerar duplicatas. Esses títulos de crédito sem lastro real eram então negociados com o FIDC, que aplicava o dinheiro dos investidores acreditando estar comprando direitos creditórios legítimos.
Para dar uma aparência de legitimidade ao esquema e para lavar o dinheiro obtido de forma ilícita, os investigados utilizaram uma empresa interposta, formalmente registrada em nome de familiares. Essa empresa “laranja” não exercia atividade operacional real e servia apenas como fachada para o crime.
Nesta quarta-feira, os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão em Gaspar, com o objetivo de coletar documentos, contratos, computadores e qualquer outra prova que comprove a fraude. Além disso, a Justiça deferiu medidas cautelares de bloqueio de bens e sequestro de valores dos investigados. O objetivo é garantir que, ao final do processo, haja recursos para reparar o prejuízo de mais de R$ 405 mil causado ao fundo e, consequentemente, aos seus investidores.
Os crimes investigados são estelionato, emissão de duplicata simulada e lavagem de dinheiro. As investigações seguem para identificar todos os envolvidos e apurar se há outras vítimas. A operação mostra como o crime organizado econômico se infiltra no mercado financeiro, usando documentos falsos e empresas de fachada para aplicar golpes milionários.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.