Um dos marcos históricos e turísticos mais emblemáticos de Santa Catarina completa 134 anos neste mês. O Farol de Santa Marta, inaugurado em 11 de junho de 1891, fica no Cabo de Santa Marta, em Laguna, e segue impressionando tanto pela grandiosidade de sua construção quanto por sua importância para a navegação no Litoral Sul.
Erguido em uma região conhecida no passado como “cemitério de navios”, o farol foi uma resposta da Marinha Imperial aos frequentes naufrágios no trecho. A construção foi decidida em 1883, e o objetivo era claro: criar um dos faróis mais potentes da América Latina para garantir a segurança das embarcações.
O farol ocupa uma elevação natural de 45 metros acima do nível do mar, o que amplia ainda mais seu alcance visual. À noite, em condições de céu limpo, a luz emitida alcança até 46 milhas náuticas, aproximadamente 85,1 quilômetros. Durante o dia, com boa visibilidade, o alcance geográfico é de 40,7 quilômetros.
Construção única no mundo
A estrutura do farol é singular. É considerada a maior do mundo feita com óleo de baleia, um material utilizado como aglutinante na argamassa junto à pedra, areia e barro. O óleo empregado veio da baleia-franca, espécie que costuma migrar para a região durante o inverno.
O conjunto arquitetônico do radiofarol é composto por uma torre de 29 metros de altura, quatro residências acopladas à base da estrutura principal, três casas independentes, uma estação rádio e um edifício onde estão os geradores de emergência.
O equipamento óptico que dá vida ao farol foi projetado especialmente na França pela empresa Barbier, Benard & Turenne, referência mundial em sistemas de iluminação náutica. A lanterna, com três metros de altura e 2,66 metros de diâmetro, pesa mais de uma tonelada e só pode ser acessada após a subida de mais de 140 degraus em espiral.
Além de sua relevância técnica e histórica, o Farol de Santa Marta é também um ícone da paisagem de Laguna. Situado em meio a uma comunidade de pescadores, atrai visitantes o ano inteiro, seja pelo visual panorâmico do litoral ou pelo interesse na história marítima da região.