Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Caracol – Festival Internacional de Teatro Lambe-Lambe, iniciativa da Cia Andante Produções Artísticas que pretende fortalecer e difundir o teatro de animação em Santa Catarina. Artistas, grupos e pesquisadores do Brasil e da América Latina podem se inscrever gratuitamente até o próximo dia 18, de forma on-line, pelo site cia-andante.com.br.
O festival será realizado entre os dias 11 e 14 de abril de 2026, nas cidades de Canelinha, São João Batista, Tijucas e Florianópolis, com uma programação itinerante em espaços públicos e acesso gratuito à comunidade.
Modalidades de inscrição abertas
Os interessados podem submeter propostas para uma ou mais das seguintes modalidades:
- Apresentação de espetáculos: seleção de até 20 espetáculos de teatro lambe-lambe e dois espetáculos ou intervenções de teatro miniatura ou de pequenos formatos;
- Texto para publicação: envio de artigos para a 4ª edição da Revista Lambe-Lambe;
- Oficina de formação: participação na oficina “Caixa Misteriosa”, voltada à criação e montagem de espetáculos.
Todos os editais, critérios de seleção e orientações estão disponíveis no site oficial da companhia organizadora.
Programação cultural e formativa
Além das apresentações artísticas, o Festival Caracol contará com o lançamento da nova edição da Revista Lambe-Lambe e a realização do Seminário de Teatro Lambe-Lambe, reunindo artistas, acadêmicos e pesquisadores para refletir sobre trajetórias, desafios e perspectivas da linguagem.
As atividades terão acessibilidade garantida e são voltadas para públicos de todas as idades, reforçando o caráter inclusivo e comunitário do evento.
Oficina intensiva em fevereiro
Em fevereiro de 2026, antes da programação principal, será realizada a oficina Caixa Misteriosa, um intensivo de 40 horas dedicado à formação em teatro lambe-lambe. A atividade é aberta a todos os interessados e o resultado prático da oficina integrará a programação oficial do festival.
Valorização da cultura no interior do estado
Para a produtora do festival, Jô Fornari, a primeira edição do Caracol representa um marco para a valorização do teatro lambe-lambe no Vale do Rio Tijucas e em Santa Catarina.
Segundo ela, levar uma proposta inédita para cidades de pequeno porte fortalece o intercâmbio cultural, amplia a visibilidade da linguagem e evidencia a potência criativa dos territórios do interior brasileiro, aproximando artistas e comunidade.
Incentivo à cultura
O projeto é coordenado pela Cia Andante, com produção da Verbo Projetos, e viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura, com patrocínio da empresa Tirol.
O que é o teatro lambe-lambe
Criado na Bahia em 1989 por Denise di Santos e Ismine Lima, o teatro lambe-lambe é uma linguagem teatral apresentada dentro de pequenas caixas, com bonecos ou objetos em miniatura, para apenas um espectador por vez. A proposta oferece uma experiência intimista e sensorial, que tem ganhado reconhecimento no Brasil e no exterior.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb69tlYHVvTYG1jjUH1k