A Prefeitura de Florianópolis inicia na próxima segunda-feira, 20 de outubro, a demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição. A ação faz parte do cronograma de revitalização do entorno da nova travessia, executado pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
Com o início dos trabalhos, a navegação entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio ficará interrompida por até 10 dias, até 30 de outubro, para todos os tipos de embarcações, incluindo jet skis. A previsão é que a derrubada total da ponte dure cerca de 20 dias.
Detalhes da demolição
A interrupção do canal é necessária para a colocação de balsas de apoio sob o “tabuleiro” da antiga ponte, onde será depositado o entulho da estrutura demolida. O processo ocorrerá em etapas:
- Demolição do vão central, começando pelo guarda-corpo de concreto e depois pela pista de rolamento;
- Remoção das duas cabeceiras, com o corte dos blocos de fundação e da “cinta de coroamento”;
- Retirada e transporte do entulho em caminhões para o destino correto.
O trabalho será realizado com duas escavadeiras equipadas com rompedores hidráulicos, posicionadas em cada cabeceira — uma no Centrinho e outra próxima à Avenida das Rendeiras.
Durante o período de obras, a Prefeitura alerta navegadores para respeitar a sinalização náutica, evitando acidentes. Após o bloqueio total, interdições pontuais poderão ocorrer até a conclusão da demolição.
Novos espaços públicos
Concluída essa etapa, a administração municipal dará início à implantação de novas áreas de convivência nas antigas cabeceiras da ponte, ainda em outubro:
- Boulevard no Centrinho, com deck de madeira e guarda-corpo metálico;
- Praça pública próxima à Avenida das Rendeiras.
Esses espaços se somam às obras já finalizadas, como o Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, entregue em outubro de 2024, e o primeiro boulevard da Rua Senador Ivo D’Aquino, inaugurado em setembro de 2025.
Próximas etapas
Em novembro, a nova ponte da Lagoa — já liberada para o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres — receberá iluminação cênica semelhante à da ponte Hercílio Luz, com refletores instalados nos pilares e na estrutura superior.
A revitalização completa da região deve ser concluída até dezembro, totalizando R$ 53 milhões em investimentos, em parceria com o Governo do Estado. As obras contam com todas as licenças ambientais e autorizações da SPU e da Capitania dos Portos.
Estrutura moderna e acessível
A nova travessia, construída em concreto armado, tem 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento, passeios laterais e ciclovia bidirecional. A altura livre é de seis metros, três vezes superior à antiga ponte, o que melhora a passagem das embarcações e a oxigenação entre as lagoas da Conceição e Pequena.
Com as novas conexões viárias e ciclovias, a obra também melhora a mobilidade e a acessibilidade na região, conectando a Avenida das Rendeiras ao Terminal da Lagoa (Tilag).
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.