A Prefeitura de Florianópolis realizou, ao longo de 2025, 27 mutirões de limpeza de fios irregulares em postes da cidade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SMSOP), em parceria com a Celesc e empresas de telecomunicações, por meio da Fiscalização de Serviços Públicos.
Segundo o balanço divulgado pelo município, foram removidos 17.869 quilos de fios sem uso ou instalados de forma irregular, abrangendo cerca de 17 quilômetros de vias públicas, principalmente na região central e no Norte da Ilha. Durante os trabalhos, também foram emitidos 59 autos de notificação para que empresas regularizassem possíveis irregularidades conforme as normas vigentes.
Organização urbana e mais segurança
As equipes atuam na retirada de cabos obsoletos, soltos ou instalados fora do padrão, contribuindo para a organização visual das ruas e facilitando serviços de manutenção e expansão das redes de energia, internet e telefonia. A iniciativa também reduz riscos de acidentes envolvendo pedestres, motoristas e profissionais que trabalham em altura.
De acordo com a prefeitura, a remoção dos fios ajuda ainda a diminuir oportunidades para furtos desse tipo de material, problema recorrente em áreas urbanas.
Cooperação técnica completa um ano
O Plano de Cooperação Técnica (PCT), firmado entre a Prefeitura de Florianópolis, a Celesc e empresas de telecomunicações, completou um ano em 2025. Desde o início da parceria, mais de 29 toneladas de fios já foram retiradas das ruas da capital até o começo de dezembro.
A vice-prefeita e secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, destacou os resultados da iniciativa.
“O resultado expressivo de quase 17 toneladas removidas nesse ano é muito perceptível em cada via que o mutirão passou. A cidade fica mais limpa, organizada e ganhamos também em segurança”, afirmou.
Segundo ela, os mutirões devem continuar em 2026. “Vamos seguir avançando com essas ações pela cidade”, completou.
FIQUE BEM INFORMADO
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.