A formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical promete alterar significativamente o tempo em Santa Catarina nesta sexta-feira (7). De acordo com os meteorologistas Augusto Pereira e Fernando Rafael, a intensificação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera deve provocar condições severas de tempo em todo o estado.
As instabilidades começam pela manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas ganham força entre a tarde e a noite, quando o risco de temporais aumenta em todas as regiões. O alerta é especialmente válido para o Grande Oeste e o norte catarinense, onde há possibilidade de chuva intensa, vendavais, granizo e raios.

Os ventos de nordeste também devem se intensificar no Litoral Sul no fim do dia, com rajadas próximas de 80 km/h. O mar ficará agitado, com ondas entre 1,5 m e 2,5 m e picos que podem chegar a 3 m na região sul, o que eleva o risco de ressaca e outras ocorrências marítimas.

Segundo os especialistas, o risco é considerado de alto a muito alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos e enxurradas. A recomendação é de atenção redobrada e acompanhamento das atualizações meteorológicas ao longo do dia.
Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais e ventos fortes, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
- Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões;
- Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.