A quarta-feira (5) será marcada por tempo instável em Santa Catarina. A presença do sol entre nuvens durante a manhã dará lugar à formação de áreas de instabilidade no decorrer da tarde, com a passagem de uma frente fria pelo Oceano. De acordo com os meteorologistas Fernando Rafael e Eduardo Cho-Luck, há risco de pancadas de chuva e temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo, especialmente nas regiões litorâneas do estado.
O risco é considerado baixo a moderado para destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais. Antes da chegada das instabilidades, as temperaturas variam entre 30°C e 35°C no Litoral e em parte do Vale do Itajaí, e próximas dos 30°C no Oeste.
Com a mudança do tempo, o vento vira para o quadrante sul, com rajadas entre 60 e 70 km/h, favorecendo a redução das temperaturas e deixando o mar agitado. Ondas de sul devem variar entre 2,5 e 3 metros, com picos de até 3,5 metros, elevando o risco de ressaca e de alagamentos costeiros, principalmente em Florianópolis, Itajaí e Balneário Camboriú.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) reforça que o risco é moderado para ocorrências associadas à combinação entre maré alta e mar agitado, com maior atenção na madrugada de quinta-feira (06).
Recomendações para a população:
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Fique atento às atualizações meteorológicas e siga as orientações da Defesa Civil.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.