Gol e Azul encerram negociações de fusão e parceria de codeshare

Empresas aéreas confirmaram fim das tratativas; passagens já emitidas permanecem válidas

Joca Baggio

Publicado em: 26 de setembro de 2025

4 min.
Gol e Azul encerram negociações de fusão e parceria de codeshare - Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Gol e Azul encerram negociações de fusão e parceria de codeshare - Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

As companhias aéreas Gol e Azul anunciaram nesta quinta-feira (25) o encerramento das negociações para uma possível fusão. Em comunicado ao mercado, também confirmaram o fim do acordo de codeshare, firmado em maio deste ano para o compartilhamento de voos.

Segundo a Abra, controladora da Gol, as conversas não avançaram devido ao foco da Azul em seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos (Chapter 11). A holding afirmou que, nos últimos meses, “as partes não tiveram discussões significativas ou progrediram em uma possível operação de combinação de negócios”.

Clientes não serão afetados

Apesar da rescisão, as companhias informaram que todos os bilhetes já emitidos dentro da parceria continuarão válidos. A Azul reforçou que manterá as passagens comercializadas, e a Gol destacou o compromisso de honrar os clientes.

Impacto no mercado

O fim das tratativas interrompe a expectativa de criação da maior companhia aérea do Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) referentes a agosto, a Latam lidera o setor, com 41,1% do mercado, seguida pela Gol (30,1%) e pela Azul (28,4%).

No início de setembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) havia alertado sobre riscos de anúncios prematuros e cobrado a formalização do codeshare. “Você não deve anunciar uma operação de fusão ou aquisição que não está pronta e não foi apresentada às autoridades reguladoras”, afirmou o presidente do órgão, Gustavo Augusto, à Reuters.

Situação financeira das companhias

No segundo trimestre, a Azul registrou lucro líquido de R$ 1,29 bilhão, revertendo prejuízo de R$ 3,56 bilhões no mesmo período de 2024. A Gol, por outro lado, reportou perdas de R$ 1,5 bilhão, mas conseguiu reduzir os prejuízos e concluiu sua recuperação judicial em junho deste ano.


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