Governo Federal define túnel duplo no Morro dos Cavalos e repassa obra à concessão do Sul; região reage ao risco de aumento no pedágio

Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, nesta quinta (27), o senador Esperidião Amin e o diretor da ACIVA, Beto Sasso, falaram sobre o impacto para a região Sul.

Leticia Matos

Publicado em: 27 de novembro de 2025

5 min.
Governo confirma túnel duplo no Morro dos Cavalos. - Foto: Divulgação

Governo confirma túnel duplo no Morro dos Cavalos. - Foto: Divulgação

A solução para o gargalo do Morro dos Cavalos, na BR-101 em Palhoça, avançou com a definição do modelo de engenharia e da forma de financiamento. A decisão do Governo Federal prevê a construção de dois túneis paralelos e o repasse do custo da obra ao contrato da CCR Via Costeira, responsável pelo trecho Sul da rodovia. A medida provocou reação imediata de entidades empresariais do Extremo Sul catarinense, que temem forte impacto no valor do pedágio.

Dois túneis e obra bancada por usuários do Sul

Em entrevista à Rádio Cidade em Dia 89.1 FM, nesta quinta-feira (27), o senador Esperidião Amin afirmou que o Ministério dos Transportes optou pela construção de dois túneis para resolver os constantes congestionamentos e riscos de deslizamentos no Morro dos Cavalos, localizado entre os quilômetros 232 e 235,3 da BR-101. O ponto é considerado estratégico para o Eixo Litorâneo, área responsável por 59% do PIB catarinense.

O senador explicou ao jornalista Denis Luciano que o projeto será financiado pelos usuários da rodovia e vinculado ao contrato da CCR Via Costeira, concessionária que administra o trecho Sul. A escolha ocorreu porque esse contrato possui menos obras pesadas e, portanto, tarifas menores do que o trecho Norte, operado pela Arteris Litoral Sul. O Tribunal de Contas da União já se manifestou favorável à vinculação.

O projeto havia sido licitado em 2016 por R$ 306 milhões, mas cancelado no ano seguinte. Hoje, o custo estimado varia entre R$ 1,2 bilhão e R$ 1,3 bilhão.

Empresários do Extremo Sul protestam contra possível tarifa triplicada

A decisão gerou reação imediata da Associação Empresarial de Araranguá (ACIVA). Em entrevista também à Rádio Cidade em Dia, o diretor Beto Sasso classificou como injusto repassar aos motoristas do Sul o custo de uma obra localizada no trecho Norte.

Entre os pontos levantados pela entidade:

  • A tarifa atual no trecho Sul é de R$ 2,40 por praça.
  • Com o financiamento do túnel, a estimativa do setor empresarial é que o valor possa subir para R$ 5 ou até R$ 8.
  • Municípios mais pobres, como Maracajá e Passo de Torres, seriam os mais prejudicados, já que dependem diariamente da BR-101.

A ACIVA defende que, caso não haja financiamento público, a obra seja custeada pela Arteris, concessionária do trecho onde o Morro dos Cavalos está localizado, por meio de prorrogação contratual ou reajuste tarifário restrito ao Norte.

Processo ainda depende de projeto final e definição ambiental

Apesar da decisão de princípio, o governo ainda precisa definir o projeto executivo. Uma das dúvidas é se será necessário refazer o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), cuja licença de 2018 já perdeu validade.

Parlamentares catarinenses têm reunião marcada na próxima quarta-feira (3) com a ANTT para tratar da otimização do contrato da BR-101 Norte e da formalização da vinculação do empreendimento ao contrato do Sul.

A solução para o Morro dos Cavalos é considerada urgente para reduzir acidentes, melhorar a fluidez do tráfego e assegurar a competitividade logística do estado.


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