O Grito de Carnaval levou cerca de 10 mil foliões ao Largo do Mercado Público de Itajaí, no último sábado (7), e deu início à programação oficial do Carnaval Papa-Siri 2026. O evento começou às 18h e transformou o espaço em um grande ponto de encontro para moradores e visitantes que celebraram a folia ao som de marchinhas, samba e apresentações culturais.
Durante a programação, o público acompanhou atrações locais, apresentações de dança, a participação das realezas do carnaval e uma animada charanga, que circulou pelo espaço envolvendo os foliões com músicas tradicionais do carnaval brasileiro. A diversidade de atividades garantiu um clima de festa e integração ao longo de toda a noite.
Um dos destaques do evento foi o show da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, do Rio de Janeiro. A apresentação levou ao público itajaiense um pouco do tradicional carnaval carioca e atraiu grande concentração de pessoas em frente ao palco principal.
Morador de Penha, o argentino Tadeu Nunes aproveitou a visita de familiares ao Brasil para participar da festa em Itajaí. “A festa está maravilhosa e viver toda essa alegria com a minha família, que veio da Argentina, valeu muito a pena. Nós gostamos muito”, afirmou.
A analista de comércio exterior Cristine Miranda também marcou presença e destacou a qualidade da programação. “O carnaval daqui é fantástico. A festa está linda, um evento maravilhoso, e eu vim especialmente para ver a Mocidade”, relatou.
Além do espetáculo no palco, a participação da escola de samba teve um significado especial para Itajaí. O samba-enredo escolhido pela Mocidade Independente de Padre Miguel para o Carnaval 2026, “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, conta com a coautoria do sambista itajaiense Cleiton Roberto Pereira e será apresentado no desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Para a superintendente das Fundações, Elisabete Laurindo, o Grito de Carnaval confirmou o sucesso da abertura da programação, mesmo com a possibilidade de chuva. Segundo ela, o público compareceu em peso e aprovou as atrações. “O povo veio mesmo com medo da chuva, o pavilhão ficou lotado, bandas maravilhosas, a Mocidade arrasou no palco e a galera curtiu. Foi só o Grito de Carnaval, mas ainda teremos uma programação de 13 a 17 de fevereiro para todas as idades”, destacou.
A programação do Carnaval Papa-Siri 2026 segue nos próximos dias com eventos voltados a públicos de diferentes faixas etárias, reforçando Itajaí como um dos principais polos do carnaval em Santa Catarina.
FIQUE BEM INFORMADO
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe