Iluminação cênica da nova ponte da Lagoa será acesa neste domingo

Cerimônia com prefeito e governador marca entrega do sistema que valoriza a arquitetura da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina

Vitor Wolff

Publicado em: 19 de dezembro de 2025

7 min.
Iluminação cênica da nova ponte da Lagoa será acesa neste domingo - Foto: Divulgação/PMF

Iluminação cênica da nova ponte da Lagoa será acesa neste domingo - Foto: Divulgação/PMF

A iluminação cênica da nova ponte da Lagoa da Conceição será acionada neste domingo (21), às 19h, em Florianópolis. A cerimônia contará com a presença do prefeito Topázio Neto e do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. A instalação dos refletores começou na sexta-feira (19) e está sendo executada pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.

A iluminação da pista de rolamento já havia sido entregue anteriormente, durante a abertura parcial da ponte ao tráfego de veículos, em 4 de julho. Agora, o novo sistema tem caráter especial e foi projetado para valorizar o conjunto arquitetônico da estrutura, considerada a maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina.

Como funcionará a iluminação dos pilares

A nova ponte conta com nove pilares em cada lado, e cada grupo receberá tratamento específico de iluminação:

  • Pilares P1 e P9: localizados nas cabeceiras, receberão uma luminária em cada face, posicionadas na base, com foco no destaque do tabuleiro (pista de rolamento).
  • Pilares P2 e P8: terão dois refletores, também nas bases, voltados para realçar os próprios pilares.
  • Pilares P3 ao P7: os mais centrais, contarão com duas luminárias nas bases e dois refletores nas partes superiores, em cada face, iluminando pilares e pista.

Segundo a Prefeitura, a iluminação, tanto funcional quanto cênica, não provoca impactos ambientais nem interfere na navegação da lagoa.

O secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne, explica que o objetivo é valorizar o projeto arquitetônico da travessia. Ele destaca ainda que, assim como ocorre com a ponte Hercílio Luz, a iluminação poderá receber cores especiais em campanhas e datas comemorativas.

A execução desse serviço final está a cargo da Cejen Engenharia Ltda., empresa responsável pela construção da ponte.

Revitalização do entorno avança

A maior parte da revitalização do entorno da nova ponte deve ser concluída até o Natal. Apenas a praça prevista para o terreno da antiga cabeceira, próxima à Avenida das Rendeiras, tem entrega programada para o início de 2026. O espaço será uma das duas áreas públicas de convivência previstas no projeto.

No lado do Centrinho da Lagoa, o segundo boulevard está em fase de implantação, com obras de calçadas e pavimentação. O local receberá um deck de madeira com guarda-corpo metálico, devido à altura em relação às águas da lagoa. Também foram restaurados os passeios da Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404), entre o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira e a nova ponte, com melhorias de acessibilidade.

Em outubro de 2024, foi entregue o novo terminal lacustre, que atende o transporte de embarcações entre o Centrinho e a Costa da Lagoa. A estrutura moderna inclui área coberta de espera, sanitários acessíveis, bicicletários, controle de acesso e zeladoria, além de um trapiche em deck de madeira que liga o terminal à antiga ponte.

Outro destaque foi a entrega do primeiro boulevard da Lagoa, em setembro, na Rua Senador Ivo D’Aquino. O espaço ampliou os passeios, melhorou a acessibilidade e criou uma área de convivência em frente a estabelecimentos comerciais e gastronômicos.

Ponte totalmente liberada e impacto urbano

A nova ponte da Lagoa da Conceição está totalmente liberada ao tráfego desde 22 de agosto, com ciclovia e passeios liberados desde 26 de setembro. A estrutura conta com duas faixas de rolamento, ciclovia bidirecional de 2,80 metros de largura e passeios laterais de 2,5 metros cada.

Com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, a ponte foi construída em concreto armado e substituiu a antiga travessia, demolida em novembro por estar desgastada e inadequada ao volume de veículos. Além de melhorar a mobilidade urbana, a obra tem objetivo ambiental, ao favorecer a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche.

O investimento total, realizado em parceria com o Governo do Estado, é de aproximadamente R$ 53 milhões. A obra e a revitalização do entorno possuem licenças ambientais emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), além das autorizações da Secretaria do Patrimônio da União e da Capitania dos Portos.


FIQUE BEM INFORMADO: 📲

Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios