Santa Catarina enfrenta uma quinta-feira (2) marcada por instabilidade em todas as regiões. Segundo a meteorologista Francine Sacco, da Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil, áreas de baixa pressão atmosférica, somadas ao transporte de calor e umidade da Amazônia e aos ventos vindos do mar, provocam chuva em praticamente todo o território catarinense.
Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a previsão é de pancadas de chuva ao longo do dia, acompanhadas de temporais com raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. O risco é considerado moderado a alto para alagamentos, enxurradas, danos à rede elétrica e queda de árvores.
Já no Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, a condição é de chuva persistente e, por vezes, intensa. Nessas áreas, o risco também é moderado a alto para alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas máximas devem variar entre 17°C e 24°C.
Até esta sexta-feira (3), as chuvas tendem a se intensificar, especialmente no Grande Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte do estado. A persistência da precipitação aumenta a preocupação com deslizamentos de terra, além dos alagamentos.
A Defesa Civil alerta ainda para temporais isolados, com risco baixo a moderado de destelhamentos e quedas de galhos e árvores.
Recomendações da Defesa Civil
- Durante temporais, busque abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos soltos.
- Em caso de alagamento, não atravesse ruas, pontes ou passagens submersas.
- Com ventos fortes, evite ficar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.