O jovem Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, que estava desaparecido no Pico do Paraná desde o dia 1º, foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).
Segundo os bombeiros, Roberto estava caminhando pela mata quando conseguiu chegar até uma fazenda na região de Antonina Cacatu, durante a descida da montanha. De acordo com a corporação, o jovem percorreu mais de 20 quilômetros até encontrar ajuda.
Na última atualização divulgada pelo CBMPR, equipes se deslocavam até o local para encaminhar o rapaz a um hospital da cidade. Em nota, os bombeiros informaram que Roberto estava bem e que a família já havia sido comunicada sobre o resgate.
A própria família confirmou a localização do jovem por meio das redes sociais e publicou uma foto após o reencontro. “Encontramos o Roberto. Ele está vivo, está bem e já estamos o encaminhando para o hospital. Obrigado a todos que nos ajudaram e pelas orações”, diz a mensagem.
Relembre o caso
Roberto desapareceu após subir o Pico do Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde da última quarta-feira (31). Ele estava acompanhado da amiga Thayane Smith, que relatou em entrevista à Ric Record Paraná que cometeu um erro ao seguir o percurso sem o amigo.
“Esse foi meu erro. Conversei com a família e assumi isso. Eu sei que errei em deixá-lo seguir sem mim, mas haviam outras pessoas no trajeto. Não tinha como se perder. Não sei o que aconteceu”, afirmou.
Informações preliminares apontam que Roberto vomitou algumas vezes durante a subida, mas ainda assim conseguiu chegar ao topo da montanha por volta das 4h da manhã de quinta-feira. No local, ele e a amiga encontraram outros dois grupos de trilheiros e decidiram descansar.
Após cerca de duas horas, os amigos iniciaram a descida. Em determinado ponto, pararam novamente, mas, pouco depois, Roberto acabou ficando para trás. Um segundo grupo que desceu logo em seguida passou pelo local, mas não encontrou o jovem.
Ainda na tarde de quinta-feira (1º), o Corpo de Bombeiros foi acionado e deu início às buscas, que contaram com aeronaves, câmeras térmicas, drone com sensor infravermelho e apoio de voluntários. Após quatro dias de procura, o desfecho foi positivo.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.