Uma operação realizada nesta sexta-feira (14) mobilizou diversas entidades para remover a locomotiva a vapor histórica que estava na Praça England, na Avenida Nilton Augusto Sachetti, em Capivari de Baixo. A peça ferroviária, possivelmente fabricada no início do século XX, foi içada por um caminhão munk e transportada em um caminhão-prancha até a oficina da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), em Tubarão, onde passará por um novo processo de restauração.
Após concluído o trabalho, a locomotiva retornará ao município, mas será instalada em um novo ponto: a Praça da Bandeira, na região central. A estimativa é de que o equipamento esteja no local dentro de até 25 dias.
Mobilização para a remoção
A retirada exigiu atuação conjunta da secretaria de Infraestrutura, secretaria de Desenvolvimento Econômico, Guarda Municipal, Polícia Militar e das empresas Fam Guindastes, FTC e Diamante Geração de Energia. O maquinário foi deslocado com apoio logístico para garantir segurança no transporte e integridade da peça.
História e origem da máquina
De acordo com a museóloga Silvana Silva de Souza, do Museu Ferroviário de Tubarão, a locomotiva número 1871 é uma máquina manobreira de pequeno porte, fabricada pela empresa inglesa Manning Wardle Company. A mesma fabricante é responsável por outras duas locomotivas a vapor de 1916 que compõem o acervo do Museu Ferroviário de Tubarão e do Parque Diamante + Energia.
Embora o número 1871 estampado na lateral sugira o ano de fabricação, a pesquisa da museóloga indica que os modelos trazidos ao Brasil foram produzidos entre 1912 e 1916. Assim, o número seria, na verdade, uma identificação patrimonial.
Restaurações anteriores
Pertencente à Prefeitura de Capivari de Baixo, a locomotiva já havia sido restaurada pela FTC em 2018. Antes disso, ficava no pátio da Secretaria de Infraestrutura, exposta ao tempo. Após o restauro, passou a ser exibida em estrutura coberta e cercada na Praça England, onde permaneceu até esta sexta-feira.
Agora, receberá novo tratamento, novamente com patrocínio da FTC, e será reposicionada em área central para ampliar sua visibilidade e valor histórico para a população.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.