Maracajá amplia segurança com instalação de 128 câmeras em prédios públicos

Investimento superior a R$ 35 mil inclui escolas municipais e será monitorado diretamente pela Prefeitura

Redação

Publicado em: 29 de janeiro de 2026

5 min.

Maracajá amplia segurança com instalação de 128 câmeras em prédios públicos Foto: Divulgação

A Administração Municipal de Maracajá deu mais um passo no reforço da segurança dos espaços públicos ao adquirir novos equipamentos de monitoramento para todas as repartições do município, incluindo as unidades escolares da rede municipal de ensino. A iniciativa busca ampliar a proteção de servidores, alunos e da população que utiliza os serviços públicos.

Ao todo, foram adquiridas 128 câmeras de segurança da marca Intelbras, além de quatro gravadores digitais de vídeo (DVR) e quatro discos rígidos (HD) com capacidade de 8 terabytes cada. Os equipamentos serão instalados em prédios públicos considerados estratégicos e todo o sistema será monitorado diretamente pela Administração Municipal.

Investimento e transparência na aquisição

O investimento total foi de R$ 35.130,88. A compra foi realizada por meio do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA), modelo que permite maior agilidade no processo, além de garantir economia e transparência na aplicação dos recursos públicos.

De acordo com a Prefeitura, a adoção do consórcio facilita o acesso a equipamentos de qualidade, com preços mais competitivos, e assegura que os processos de compra sigam critérios técnicos e legais.

Foco na proteção das pessoas e do patrimônio

O prefeito Anibal Brambila destacou que a ação faz parte de um planejamento contínuo da gestão municipal voltado à modernização e à segurança. Segundo ele, o uso da tecnologia é essencial para garantir mais controle e tranquilidade nos espaços públicos.

“Estamos investindo em tecnologia para cuidar do patrimônio público e, principalmente, das pessoas. O monitoramento das repartições municipais traz mais segurança, controle e tranquilidade para quem trabalha e para quem utiliza os serviços da Prefeitura”, afirmou o prefeito.

Reforço na segurança das escolas municipais

Nas unidades escolares, a medida é vista como fundamental para a proteção da comunidade educacional. A diretora do Departamento de Educação e Cultura, Rosilane de Bitencourt Marcelino Magagnin, ressaltou que o monitoramento contribui para a prevenção de situações de risco e para um ambiente mais seguro.

“Nas escolas, esse reforço no monitoramento é fundamental para garantir a proteção dos alunos, professores e demais profissionais da educação. As câmeras auxiliam na prevenção de situações de risco e contribuem para um ambiente mais tranquilo e seguro para o processo de ensino e aprendizagem”, destacou.

A Administração Municipal de Maracajá reforça que seguirá investindo na modernização da gestão e na segurança dos espaços públicos, com o objetivo de oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e seguro à população.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe:



× SCTODODIA Rádios