Modelo brasileira é citada em e-mails entre Epstein e agente francês

O conteúdo faz parte de documentos oficiais divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos

Eduardo Fogaça

Publicado em: 4 de fevereiro de 2026

6 min.
Modelo brasileira é citada em e-mails entre Epstein e agente francês. Foto: Divulgação

Modelo brasileira é citada em e-mails entre Epstein e agente francês. Foto: Divulgação

A ex-modelo brasileira Luma de Oliveira foi mencionada em uma troca de e-mails entre o magnata americano Jeffrey Epstein, condenado por abuso e tráfico sexual, e o agente de modelos francês Jean-Luc Brunel, em agosto de 2012. O conteúdo faz parte de documentos oficiais divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Na mensagem, Epstein questiona Brunel sobre “a namorada de Eike Batista”. Em resposta, o francês afirma: “Eu citei a Luma de Oliveira, ele era ou é casado com ela”. À época da troca de e-mails, Luma e o empresário brasileiro já estavam separados havia cerca de oito anos. O relacionamento entre os dois durou 13 anos, entre 1991 e 2004.

Contexto da menção nos arquivos Epstein

A citação do nome de Luma de Oliveira nos documentos não indica, por si só, qualquer envolvimento da ex-modelo com Jeffrey Epstein ou com os crimes investigados. Autoridades americanas reforçam que a simples menção em e-mails ou arquivos não caracteriza ligação direta com o magnata.

Outras personalidades brasileiras também aparecem nos documentos divulgados, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro. No caso de Lula, o Palácio do Planalto negou a existência de qualquer contato com Epstein. “Essa informação não procede. A citada ligação telefônica nunca aconteceu”, afirmou o governo em resposta à CNN Brasil.

Jean-Luc Brunel e a investigação internacional

Jean-Luc Brunel, considerado um dos principais aliados de Jeffrey Epstein, foi preso em 2020 na França, acusado de crimes como estupro, agressão e assédio sexual. Ele foi encontrado morto em sua cela na prisão de La Santé, em Paris, em 2022. O caso foi tratado oficialmente como suicídio.

Brunel aparece citado em mais de cinco mil arquivos ligados à investigação do caso Epstein, segundo documentos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Busca por modelos brasileiras

Outras trocas de e-mails reveladas mostram que Epstein demonstrava interesse em adquirir agências de modelos no Brasil. Em mensagens de 2016, trocadas com um homem identificado como Ramsey Elkholy, o empresário discute a possibilidade de comprar agências brasileiras para ter “acesso” às modelos.

“Isso envolveria ter acesso a todas as garotas, e você pode decidir o que fazer com elas”, diz um dos trechos enviados a Epstein. Em outro momento, Elkholy menciona a possibilidade de levar modelos para os Estados Unidos, Paris ou o Caribe, citando a existência de uma agência brasileira responsável por vistos americanos.

Nessas negociações, aparecem os nomes das agências Way Model Management, Ford Models e Elite Model.

Documentos também indicam que, em 2020, a acusação afirmou que modelos brasileiras levadas por Jean-Luc Brunel foram interrogadas pela polícia. Segundo os investigadores, elas eram funcionárias, namoradas ou viajavam regularmente com o agente, além de jovens que visitavam Epstein vindas de outros países.

Divulgação dos arquivos Epstein

No dia 30 de janeiro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos tornou públicos mais de três milhões de páginas, cerca de dois mil vídeos e 180 mil imagens relacionados à investigação sobre Jeffrey Epstein.

A divulgação encerrou meses de impasse entre o governo americano, juízes federais e parlamentares sobre a forma de tornar os documentos públicos. A administração do ex-presidente Donald Trump ainda pode promover ajustes nos arquivos, incluindo a ocultação de dados pessoais das vítimas e de informações que possam comprometer investigações federais em andamento.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios