Moradores do bairro Meio Praia, em Navegantes, já tiveram neste final de semana uma prévia do que poderá ser a temporada 2024-25 com relação ao abastecimento de água. Reclamações de falta d’água e, principalmente de água suja nas torneiras, foram recorrentes.
Os problemas teriam iniciado no sábado, com interrupção no abastecimento, e seguido durante todo o domingo, com água escura, em condições impróprias para o consumo e até mesmo para a limpeza doméstica. “Dá até nojo de tomar banho com essa água”, relatou um morador da rua Geraldo de Borba, na Meia Praia.
Os moradores reclamam também que a prefeitura não informa sobre a interrupção ou as falhas no fornecimento de água e da inoperância da Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes (Sesan). “Esse é um problema comum, temos feito várias reclamações junto a Sesan, mas nada é feito para, senão para resolver, pelo menos minimizar o problema”, diz outro morador, da Lauro Seara Müller.
Em nota, a Sesan confirmou o problema e garantiu que foram adotadas medidas para resolver o problema.
Leia a nota na íntegra:
Diante de alguns relatos acerca da falta de água e da sua turbidez em alguns pontos do município, a Secretaria de Saneamento Básico (Sesan) de Navegantes informa que as ocorrências já foram solucionadas pelas equipes técnicas.
Em razão do alto consumo e variação na pressão da rede, em determinados locais a água pode carregar partículas que ficam depositadas nas tubulações, apresentando variação em sua coloração.
Ao identificar a ocorrência, a Sesan atuou pontualmente e segue monitorando as atividades de vazão e distribuição de água em Navegantes.
Caso residências ou estabelecimentos comerciais percebam quaisquer alterações, devem informar à Sesan por meio do WhatsApp (47) 3185-2005. O contato com a secretaria em regime de plantão deverá ser realizado, preferencialmente, por mensagens de texto, para maior agilidade do atendimento.