Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova espécie de dinossauro carnívoro no deserto do Saara, no Níger. O Spinosaurus mirabilis, descrito em estudo publicado na revista Science, media cerca de 12 metros de comprimento e pesava entre 5 e 7 toneladas, sendo um dos maiores predadores do período Cretáceo na África.
Os fósseis foram encontrados em 2022 na região remota de Jenguebi, após uma expedição que partiu de Agadez e enfrentou dificuldades no trajeto pelas dunas. Além de crânios e ossos da nova espécie, os pesquisadores também coletaram restos de outras criaturas. Trata-se da segunda espécie identificada do gênero Spinosaurus, que já incluía o Spinosaurus aegyptiacus, descrito em 1915 no Egito.
Segundo a equipe liderada pelo paleontólogo Paul Sereno, da Universidade de Chicago, o S. mirabilis possuía adaptações extremas para a caça de peixes, como narinas retraídas e dentes cônicos que funcionavam como uma armadilha para presas escorregadias. Diferentemente de hipóteses anteriores que apontavam um modo de vida totalmente aquático, os novos fósseis indicam que o animal habitava ambientes de águas rasas no interior do continente. O nome “mirabilis”, que significa “impressionante”, faz referência à grande crista óssea no crânio, possivelmente usada para exibição.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe