O peneiramento da areia no trecho da Praia Central impactado pelas obras de macrodrenagem segue em andamento em Balneário Camboriú. A ação começou na segunda-feira (24), de forma manual, e avançou na quinta-feira (27), quando a máquina equipada com concha peneirada passou a operar no local.
A concha possui furos que permitem a passagem da areia, retendo apenas resíduos maiores. Na próxima segunda-feira (1º), uma máquina saneadora também deve entrar em operação para nivelar e dar continuidade à limpeza da faixa de areia.
Os trabalhos acontecem entre o Pontal Norte e as proximidades da Avenida Alvin Bauer, em uma área de cerca de 1,5 mil metros de extensão — equivalente a mais de 50 mil metros quadrados. As equipes recolhem resíduos, principalmente pedras, surgidos após as intervenções de macrodrenagem.
A previsão é de que a limpeza siga até a próxima sexta-feira, com possibilidade de extensão caso necessário.
Sobre a obra de macrodrenagem
Com investimento de R$ 53 milhões nas etapas Norte e Sul, a macrodrenagem tem como objetivo proteger a faixa de areia e o novo calçadão, além de reduzir os riscos de alagamentos na região central. A etapa Norte prevê a instalação de 5.290 aduelas de concreto e galerias subterrâneas ao longo de 2,4 km, conectando a Rua 2000 ao Canal do Marambaia, incluindo extravasores de emergência para escoamento de água.
Segundo a Secretaria de Planejamento, cerca de 45% da etapa Norte já foi executada. As obras serão paralisadas até 15 de dezembro devido à temporada de verão e retomadas em 2026, após o Carnaval.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe.