A Polícia Civil de Laguna , no Sul de Santa Catarina, investigam um caso grave de maus-tratos a animais registrado na Estrada Geral de Laranjeira, no município de Pescaria Brava. Segundo denúncias encaminhadas por ativista e protetor animal, o local abriga mais de 40 cães, mantidos acorrentados, em gaiolas e em meio a lixo acumulado.
O caso foi repassado à delegada regional de Laguna, que confirmou que uma equipe foi enviada para averiguar a situação ainda nesta quarta-feira (15). O secretário de Agricultura de Pescaria Brava também foi acionado e prometeu que técnicos da pasta devem visitar o local para verificar as condições dos animais e adotar as medidas cabíveis.
“É uma situação de maus-tratos evidente. São mais de 40 animais, alguns presos em correntes curtas e outros em gaiolas, sem água e com pouca comida. O local é um acúmulo de lixo e apresenta condições insalubres”, relatou o protetor. As denúncias às às autoridades competentes foram acompanhadas de fotos e vídeos.
Conforme informações preliminares, os animais aparentam sinais de desnutrição e negligência. Além da apuração das condições de bem-estar, a investigação também deve verificar a situação da pessoa responsável pelo local, já que há indícios de acúmulo compulsivo de animais, um quadro que pode envolver questões de saúde mental.
“A ideia é garantir a segurança dos animais, mas também entender se o responsável precisa de apoio médico ou psicológico. É uma situação complexa que exige sensibilidade e ação coordenada”, afirmou o protetor independente.
Maus-tratos a animais é crime
De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998, maltratar animais é crime e pode resultar em pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda. A denúncia de casos de crueldade pode ser feita anonimamente pelos canais da Polícia Civil (181), Polícia Militar (190) ou junto às secretarias municipais de Meio Ambiente.
A investigação segue em andamento e novas informações devem ser divulgadas após a conclusão da vistoria das equipes nesta tarde.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.