Porto de Imbituba inicia maior modernização da história no Cais 3

O objetivo é aumentar a capacidade operacional e permitir a atracação de navios maiores, ampliando a competitividade logística de Santa Catarina.

Eduardo Fogaça

Publicado em: 21 de novembro de 2025

6 min.
Porto de Imbituba inicia maior modernização da história no Cais 3. Foto: SCPAR Porto de Imbituba

Porto de Imbituba inicia maior modernização da história no Cais 3. Foto: SCPAR Porto de Imbituba

O Cais 3 do Porto de Imbituba está passando pela maior intervenção estrutural desde sua construção, em 1979. Com investimento de aproximadamente R$ 95 milhões, a obra prevê a recuperação, o reforço e a ampliação da infraestrutura portuária, com conclusão estimada para 2027. O objetivo é aumentar a capacidade operacional e permitir a atracação de navios maiores, ampliando a competitividade logística de Santa Catarina.

Atualmente responsável por cerca de 30% da movimentação total do Porto, o Cais 3 terá seu comprimento ampliado de 245 para 271 metros, possibilitando a recepção de embarcações de até 270 metros — número consideravelmente maior que o limite atual, de aproximadamente 200 metros.

A modernização é conduzida pela SCPAR Porto de Imbituba, com execução da CEJEN Engenharia e gerenciamento da ESTEL Engenharia, contratadas via processo licitatório. Além do novo padrão estrutural, o projeto inclui equipamentos operacionais mais modernos, melhoria nos sistemas de drenagem e contenção e pavimentação da retroárea em concreto.


Obra em quatro fases

A intervenção foi dividida em quatro etapas principais, que envolvem:

  • Execução de colunas de contenção;
  • Reforço de solo e da laje existente;
  • Construção de dolfins, estruturas que auxiliam na atracação e amarração dos navios;
  • Instalação de novos sistemas de defensas;
  • Finalização da pavimentação em concreto da área de operação.

Na última fase, será necessária a interrupção temporária das atividades no Cais 3 por até cinco meses. Esse prazo está sendo reavaliado com o objetivo de reduzir impactos operacionais. Durante esse período, o trecho central do berço ficará indisponível, impossibilitando a atracação simultânea.


Compromisso ambiental mantido durante toda a execução

A obra avança com acompanhamento ambiental contínuo. O Porto mantém programas de monitoramento da qualidade das águas, da biota aquática, de sedimentos, de ruídos subaquáticos e do ar, além do controle adequado de resíduos da construção.

Um dos destaques é o monitoramento das baleias-francas, realizado há 17 anos por meio de observações terrestres e aéreas durante o período migratório, de julho a novembro. A região abriga a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, fundamental para a reprodução da espécie.

Durante a obra, medidas adicionais de segurança foram adotadas. Em áreas previamente mapeadas, níveis de alerta determinam a suspensão ou o acionamento de protocolos quando baleias são avistadas próximas às atividades que envolvem martelos vibratórios ou bate-estacas.


Porto mais competitivo e preparado para o futuro

Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a obra representa um compromisso do Governo de Santa Catarina com a melhoria da infraestrutura logística e a atração de investimentos. Ele destaca que a intervenção deve gerar empregos e ampliar o potencial de desenvolvimento da região.

Já o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Christiano Lopes, afirma que esta é “a maior obra da história do Porto de Imbituba”, e reforça que a modernização elevará o padrão técnico do complexo, permitindo movimentação maior e mais eficiente, com responsabilidade ambiental e alinhamento às melhores práticas de engenharia portuária.

O projeto ocorre inteiramente dentro da área portuária e não gera impactos fora da poligonal do Porto. A expectativa é de que, ao final, a capacidade de atendimento em volume e tipos de cargas seja ampliada, consolidando o Porto de Imbituba como um dos principais hubs logísticos do Sul do país.


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