Procon faz alerta a aposentados do INSS

O órgão de defesa do consumidor de Itajaí orienta sobre como agir em caso de descontos indevidos do INSS

Joca Baggio

Publicado em: 6 de maio de 2025

3 min.

Descontos indevidos realizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem comprometer os benefícios de aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Diante disso, o Procon de Itajaí emitiu uma orientação para ajudar os moradores a se protegerem e a solicitarem o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente.

O primeiro passo, segundo o órgão, é consultar o extrato do benefício, disponível no site ou aplicativo Meu INSS (acesse clicando aqui)  . Caso tenha dificuldade, o aposentado ou pensionista pode pedir auxílio a um familiar ou amigo de confiança. Se identificar algum desconto não autorizado, deve entrar em contato com a entidade para a qual o valor foi destinado ou registrar uma reclamação diretamente ao INSS pelas plataformas digitais.

Para evitar novos descontos indevidos, o beneficiário pode, ainda no aplicativo ou site, bloquear a autorização para novos contratos de crédito consignado. Também há a opção de cancelar descontos destinados a entidades associativas.

Caso enfrente obstáculos para obter o reembolso dos valores descontados indevidamente, o cidadão pode registrar uma reclamação nos portais Fala.br ou consumidor.gov.br. Moradores de Itajaí também podem procurar o Procon local, munidos do extrato do benefício com os descontos indevidos e identificação do destinatário; documento de identidade com foto; e comprovante de residência.

O atendimento pode ser feito pelo site do Procon de Itajaí ou presencialmente, mediante agendamento pelos telefones 151 ou (47) 3349-4247.



× SCTODODIA Rádios