Projeto Fábrica de Gaiteiros oferece aulas gratuitas em Criciúma

Parceria com o Instituto Renato Borghetti promove cultura e inclusão por meio da música

Maiquel Machado

Publicado em: 13 de setembro de 2025

2 min.
Projeto Fábrica de Gaiteiros oferece aulas gratuitas em Criciúma

Projeto Fábrica de Gaiteiros oferece aulas gratuitas em Criciúma - Foto: Divulgação

O projeto social Fábrica de Gaiteiros chega a Criciúma por meio de uma parceria entre o Sesc e o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. Criado pelo músico gaúcho Renato Borghetti, o projeto é voltado à educação musical de crianças e adolescentes, por meio do ensino do acordeão diatônico, instrumento popularmente conhecido na região Sul do Brasil como gaita de oito baixos ou gaita ponto.

As aulas são oferecidas gratuitamente por meio do Programa de Comprometimento com a Gratuidade (PCG) e são destinadas a crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, que estejam matriculados na escola e tenham renda familiar per capita de até dois salários mínimos — preferencialmente dependentes de trabalhadores do comércio.

O instrumento é fornecido aos alunos, que também podem levá-lo para casa para praticar. As gaitas disponibilizadas são produzidas pelo próprio projeto de Renato Borghetti. As aulas são presenciais, semanais e individuais, direcionadas a uma única criança por horário.

Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis devem procurar o Sesc Criciúma, localizado na Rua Presidente Kennedy, nº 850, bairro Pio Corrêa. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone (48) 3403-2650.



× SCTODODIA Rádios