Projeto Topografia encerra ciclo com mostra gratuita de processos artísticos em Itajaí

Evento gratuito apresenta obras e performances de dez artistas na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí, nesta sexta-feira (10).

Redação

Publicado em: 8 de outubro de 2025

4 min.
Projeto Topografia encerra ciclo com mostra gratuita de processos artísticos em Itajaí - Foto: Dênis Zubieta

Projeto Topografia encerra ciclo com mostra gratuita de processos artísticos em Itajaí - Foto: Dênis Zubieta

O projeto “Topografia – residência e performances da memória” chega ao fim de seu ciclo de atividades com a abertura dos processos artísticos de dez artistas, nesta sexta-feira (10 de outubro), das 19h às 22h, na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí. O evento é gratuito, com classificação indicativa de 16 anos, e contará com intérpretes de LIBRAS e acessibilidade motora autônoma ou acompanhada.

Realizado pelo artista e produtor Daniel Olivetto, o projeto propõe uma imersão no processo criativo dos participantes, transformando o espaço da Casa da Cultura em uma experiência interativa e sensorial. O público poderá circular livremente por quatro salas e conhecer trabalhos que transitam entre instalação, videoinstalação, intervenção urbana, fotografia, performance e dramaturgia.

Além da visitação, o evento contará com uma roda de conversa com a equipe e os artistas envolvidos, promovendo o diálogo sobre memória, performatividade e documentação, temas centrais da proposta.

“O público vai poder conhecer os processos de criação de artistas de diferentes linguagens — teatro, audiovisual, artes visuais, fotografia e performance. É uma oportunidade de observar como cada um responde a uma mesma provocação artística”, explica Daniel Olivetto, idealizador do projeto.

Formação e colaboração artística

Iniciado em junho deste ano, o “Topografia” promoveu três oficinas abertas à comunidade artística, conduzidas por profissionais de destaque:

  • Ines Saber (bailarina, escritora e performer, de Curitiba/PR);
  • Kim Coimbra (artista visual e professor, de Itajaí/SC);
  • Renato Turnes (ator, diretor e roteirista, de Florianópolis/SC).

Após as oficinas, seis artistas foram selecionadosDeda Silveira, Denis Zubieta, Gabriel Villas, Juliano Ventura, Luan Linkoski e Nestor Varela — para compor, junto de Olivetto e dos mentores, um núcleo criativo com dez artistas de Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Curitiba.

O registro completo dos processos de criação está disponível no site oficial do projeto: www.residencia-topografia.com, desenvolvido pelo artista visual Romeu Silveira.

O “Topografia – residência e performances da memória” é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, por meio da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da Conexão Marítima – Soluções em Logística.


FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios