Quem é Laura Fernández, a candidata da direita eleita presidente da Costa Rica

Candidata conservadora Laura Fernández vence eleições gerais na Costa Rica e garante maioria governista no Congresso.

Redação

Publicado em: 2 de fevereiro de 2026

2 min.
Quem é Laura Fernández, a candidata da direita eleita presidente da Costa Rica - Foto: MARVIN RECINOS / AFP

Quem é Laura Fernández, a candidata da direita eleita presidente da Costa Rica - Foto: MARVIN RECINOS / AFP

A candidata de direita Laura Fernández venceu as eleições gerais da Costa Rica neste domingo (1º) com ampla vantagem e garantiu a vitória já no primeiro turno. Com 88,43% das urnas apuradas, ela obteve quase metade dos votos, percentual suficiente para evitar um segundo turno previsto para o início de abril.

Fernández, que liderava as pesquisas de intenção de voto, precisava alcançar ao menos 40% dos votos válidos para ser eleita diretamente, meta que foi superada com folga. Além da Presidência, o partido governista também caminha para conquistar a maioria das cadeiras no Congresso, fortalecendo a base política do novo governo.

Ex-chefe de gabinete e aliada direta do presidente cessante, Rodrigo Chávez, Laura Fernández fez campanha prometendo dar continuidade às políticas de segurança mais rigorosas, além de manter propostas de caráter populista e um discurso crítico ao establishment político tradicional.

A vitória consolida a força do grupo político que está no poder e sinaliza a manutenção da atual linha de governo no país centro-americano.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios