Santa Catarina lidera ranking nacional de distribuição de renda, aponta IBGE

SC tem a menor desigualdade de renda do país e o melhor Índice de Gini entre os estados, segundo o IBGE

Vitor Wolff

Publicado em: 6 de dezembro de 2025

3 min.
Santa Catarina lidera ranking nacional de distribuição de renda, aponta IBGE - Foto:Jonatã Rocha/SecomGOVSC

Santa Catarina lidera ranking nacional de distribuição de renda, aponta IBGE - Foto:Jonatã Rocha/SecomGOVSC

Santa Catarina apresenta hoje a melhor distribuição de renda do Brasil, conforme a Síntese de Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE na quarta-feira (3). O estado registrou o menor Índice de Gini entre as 27 unidades da federação, indicador que mede a desigualdade no rendimento domiciliar per capita.

A análise referente ao ano de 2024 aponta que Santa Catarina alcançou índice de 0,430. Rondônia e Mato Grosso aparecem na sequência, ambos com 0,442. A média nacional ficou em 0,504. Quanto mais próximo de zero, melhor a distribuição de renda — e quanto mais próximo de um, maior a desigualdade.

Além do melhor desempenho no Gini, o estado também apresenta outros indicadores sociais positivos. Santa Catarina tem as menores taxas de pobreza, extrema pobreza e desemprego do país — esta última em apenas 2,3%. O rendimento per capita está acima da média nacional, e a participação das famílias no Bolsa Família é a menor entre os estados.

Outro indicador divulgado pelo IBGE, o Índice Palma — que compara o rendimento dos 10% mais ricos com o dos 40% mais pobres — também coloca Santa Catarina na liderança nacional. Em 2024, o índice catarinense foi de 2,17, o menor do país, ante média nacional de 3,31. Rondônia (2,32) e Mato Grosso (2,34) aparecem na sequência, enquanto Distrito Federal (4,28), Pernambuco (3,84) e Roraima (3,74) registraram as maiores desigualdades.


FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios