Serra Catarinense abre inverno com a Festa do Pinhão

Serra Catarinense deu início oficialmente à sua temporada de inverno com a abertura da 35ª Festa Nacional do Pinhão, nesta sexta-feira

Vitor Wolff

Publicado em: 7 de junho de 2025

3 min.

06/06/2025 Lages - O Governador Jorginho Mello participou da Abertura 35ª Festa do Pinhão em Lages nesta sexta feira (06). Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC

A Serra Catarinense deu início oficialmente à sua temporada de inverno com a abertura da 35ª Festa Nacional do Pinhão, nesta sexta-feira (6), em Lages. O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello, que anunciou um repasse de R$ 2 milhões do Governo do Estado para incentivar a cultura e fortalecer as tradições regionais. Considerada uma das principais festas do calendário turístico de Santa Catarina, a celebração é símbolo da identidade cultural serrana.

A cerimônia ocorreu no palco do Recanto do Pinhão Aracy Paim, no centro de Lages, e reuniu autoridades como a prefeita Carmen Zanotto e a secretária estadual de Turismo, Catiane Seif. Na ocasião, o governador destacou a relevância da festa para o turismo regional e a preservação das raízes culturais do estado. Com o tema “Raízes”, a programação da festa se estende por 17 dias e oferece mais de 100 atrações artísticas em quatro palcos temáticos.

Além da proposta cultural, a Festa Nacional do Pinhão também cumpre um papel social importante, com estandes gastronômicos operados por entidades beneficentes e atividades para públicos de todas as idades. A programação vai até o dia 22 de junho e inclui shows nacionais no Estádio Vidal Ramos Júnior, que ajudam a atrair visitantes de diversas regiões. Durante a abertura, a prefeita homenageou Adelma Paim, viúva de Aracy Paim, criador do evento, reforçando o valor comunitário e afetivo da celebração.



× SCTODODIA Rádios