A chegada de mais um navio de cruzeiro a Itajaí, nesta quinta-feira (4), marca o início de mais um dia de forte movimentação turística na cidade. A embarcação deve entrar na barra às 6h, atracar às 9h e partir às 18h, trazendo 3.787 passageiros. Destes, 977 desembarcam no município e 707 iniciam viagem no porto local.
Para receber o grande fluxo de visitantes, toda a operação de trânsito e receptivo foi organizada no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira. A estrutura inclui feira de artesanato, apresentação folclórica portuguesa e apoio integral da Secretaria de Turismo, que preparou uma ambientação com imagens dos principais atrativos de Itajaí.
Impacto econômico
Os cruzeiros têm papel fundamental na economia local. No ano passado, cerca de 160 mil passageiros passaram por Itajaí, com gasto médio de R$ 800 por pessoa. Hotéis, shoppings, a rua Hercílio Luz, a Beira-Rio e o setor artesanal registraram alta movimentação — apenas as feiras de artesanato somaram quase R$ 130 mil em vendas. Segundo pesquisa, 80% dos visitantes que chegam de navio permanecem na cidade para consumir e conhecer os atrativos.
Neste ano, a expectativa é de crescimento de até 30% no número de turistas, apoiada na alta nota de qualidade que Itajaí recebeu em todas as operações de cruzeiros no país.
Artesanato em destaque
O artesanato é um dos setores mais beneficiados. Só em 2024, o Centro Público de Economia Solidária (Cepese) aumentou em até 70% as vendas durante o período de cruzeiros. Para Thais Alexandre Serpa, da comissão de feiras do Cepese, o contato direto com turistas amplia oportunidades e fortalece a imagem da cidade como destino cultural.
A Associação dos Artesãos de Itajaí também intensificou a produção de peças inspiradas na temática marítima, criando produtos exclusivos para os visitantes. Segundo a presidente Sônia Regina, cada item vendido representa a identidade local e o talento dos artesãos.
O secretário municipal de Turismo e Eventos, Ronaldo Jansson Júnior, destaca o papel estratégico da indústria de cruzeiros: “Os navios trazem fomento para o desenvolvimento econômico e despertam interesse de novos empreendedores. Itajaí se consolida como uma porta de entrada para o turismo e para novos investimentos.”
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.