O projeto do túnel imerso que ligará Itajaí a Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, deu um passo decisivo rumo à viabilidade financeira. A Secretaria do Tesouro Nacional e a Procuradoria da Fazenda Nacional emitiram pareceres favoráveis à operação de crédito junto ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), do Banco Mundial.
A proposta integra o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis), que prevê a implantação de um moderno sistema de transporte coletivo do tipo BRT (Bus Rapid Transit) em 11 municípios da Amfri. O financiamento total é de US$ 120 milhões, sendo US$ 90 milhões via Bird e US$ 30 milhões de contrapartida municipal.
A execução da obra será feita por meio de parceria público-privada (PPP), com orçamento estimado em US$ 180 milhões. A previsão é de que as obras comecem em 2028 e terminem em 2032.
O túnel será a primeira estrutura imersa do estado e poderá ser a segunda do Brasil, atrás apenas do projeto em Santos (SP), previsto para 2031.
Com 500 metros de extensão e 36 metros de largura, a passagem ficará 29 metros abaixo da superfície do rio Itajaí-Açu. Serão três faixas por sentido, garantindo a travessia em apenas dois minutos. Haverá cobrança de pedágio para veículos, mas pedestres e ciclistas terão acesso gratuito.
Mobilidade urbana e integração regional
Além de encurtar a distância entre Itajaí e Navegantes, o túnel fará parte de um sistema integrado de transporte sustentável. O Promobis prevê ônibus elétricos conectando Balneário Piçarras a Bombinhas, corredores exclusivos para o transporte coletivo e espaço central dedicado a pedestres e ciclistas, com esteiras rolantes e acesso por elevadores.
Segundo o prefeito de Navegantes, Liba Fronza (PSD), a obra responde a demandas urbanas e logísticas. “O túnel vai proporcionar a travessia de maneira muito mais rápida e prática, com ônibus elétricos e corredores para ciclistas e pedestres. Assim, a BR-101 deixará de ser a única alternativa para esse transporte”, afirmou.
A Amfri aponta como referência técnica o túnel europeu que conecta a Dinamarca à Alemanha. O modelo foi escolhido por atender às restrições de altura do Aeroporto de Navegantes e às exigências de navegabilidade para grandes navios nos portos de Itajaí e Navegantes.
“O projeto vai revolucionar a mobilidade urbana em Santa Catarina. A Amfri é hoje a região que mais cresce no Brasil e está pronta para liderar também em inovação no transporte”, destacou o prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), presidente da Amfri.
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