A inteligência emocional é a capacidade de entender e gerenciar suas emoções, além de reconhecer as emoções dos outros. Essas habilidades são essenciais para uma adaptação social adequada, bem como para construir e fortalecer relacionamentos, resolver conflitos e até melhorar nossa vida profissional.
A má notícia é que há menos pessoas com inteligência emocional do que parece à primeira vista. Pesquisas mostram que esse é um recurso tão valioso quanto escasso. Uma forma de identificar se somos ou não emocionalmente inteligentes é observar a linguagem que usamos. Há frases que, se usadas diariamente e de forma natural, indicam que você tem uma inteligência emocional mais desenvolvida do que a maioria das pessoas.
Essa atitude demonstra não apenas que você é um bom ouvinte, mas também que se importa com os sentimentos e opiniões da outra pessoa. Ao incentivar o compartilhamento de experiências, você também tem a oportunidade de aprender com elas.
Pessoas inteligentes reconhecem que não possuem a verdade absoluta em todos os momentos e que estão sujeitas a cometer erros. Nossas ações e palavras, mesmo sem intenção, podem impactar os outros. Quem possui inteligência emocional assume a responsabilidade por seus atos e não hesita em pedir desculpas quando algo não ocorre como planejado.
Pessoas com inteligência emocional reconhecem a existência de outros pontos de vista, mesmo que não compartilhem deles. Além de praticarem a escuta ativa, elas expressam suas opiniões de maneira sincera e respeitosa, o que é exatamente o que essa frase transmite.
Em situações de conflito, pessoas com inteligência emocional buscam encontrar soluções em vez de se fixarem em provar que estão certas. O foco está na resolução do problema, uma habilidade identificada em estudos como característica fundamental de indivíduos emocionalmente inteligentes.
Ao agradecer, mostramos respeito pelo outro e também cuidamos de nós mesmos. Expressar um “obrigado” é um gesto de consideração e respeito.
Com informações de Terra.