Um vídeo gravado no centro de Joinville ganhou repercussão internacional nesta semana após ser compartilhado pelo empresário Elon Musk. As imagens mostram o momento em que um guarda municipal quebra o vidro de um carro para resgatar um cachorro que havia sido deixado sozinho sob o calor. O caso aconteceu em 2 de abril, e o animal foi levado ao Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da cidade. O tutor foi conduzido à Central de Polícia para prestar esclarecimentos.
A cena foi registrada por testemunhas e publicada inicialmente por uma usuária na rede social X (antigo Twitter). Nesta quinta-feira (15), o vídeo foi republicado por Elon Musk, que também é dono da plataforma. Na postagem, o bilionário aproveitou o caso para divulgar um dos recursos dos veículos da Tesla, montadora da qual é proprietário.
“Os Teslas têm proteção automática contra superaquecimento para resfriar o carro, garantindo a segurança de bebês e animais de estimação”, escreveu Musk.
Segundo o site oficial da Tesla, modelos como o Model Y contam com o recurso “Cabin Overheat Protection”, que mantém a temperatura interna do veículo em níveis seguros. O sistema é ativado automaticamente quando o interior do carro atinge 40 °C, protegendo passageiros e animais contra o calor excessivo.
A publicação de Musk já ultrapassou 37 milhões de visualizações, aumentando a visibilidade do caso e reforçando o debate sobre os riscos de deixar animais sozinhos dentro de veículos, especialmente em dias quentes.