Em homenagem ao Dia Mundial do Pão, celebrado nesta quinta-feira, 16 de outubro, a Rádio Cidade Tubarão exibiu uma reportagem especial produzida por Anna Luiza Siqueira que emociona e inspira. A matéria apresenta a trajetória do paulista Antônio Ciriaco, de 77 anos, que há mais de 60 se dedica ao ofício de transformar farinha, fermento e paciência em uma das maiores tradições da mesa brasileira: o pão.
Natural de São Paulo e radicado em Tubarão há 15 anos, seu Antônio é sinônimo de experiência e paixão pela panificação. Entre o barulho das máquinas e o aroma irresistível do pão recém-saído do forno, ele revela o segredo do sucesso: respeito ao tempo e amor pelo que faz. “Pra fazer um bom brioche, precisa paciência. A massa tem que descansar, depois vai pra modelagem… e o forno tem o tempo certo. O segredo é respeitar cada etapa”, conta.
Na reportagem, o público acompanha o preparo do tradicional brioche e conhece um pouco mais da rotina do padeiro que, além de produzir delícias diariamente, dedica-se a ensinar novas gerações. Hoje, ele também é professor, transmitindo o conhecimento e a paixão que carrega desde os 11 anos de idade.
O conteúdo, exibido pela Rádio Cidade Tubarão, celebra não apenas o pão — alimento sagrado em diversas culturas —, mas também o valor das mãos que o produzem. A reportagem reforça que, mais do que um ofício, fazer pão é uma forma de manter viva uma tradição que atravessa gerações.
Confira o vídeo completo da reportagem.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.