Santa Catarina perdeu um dos empresários mais visionários de seu tempo na manhã desta sexta-feira (14), em Bombinhas. Também conhecido no meio como “homem de 2 bilhões de dólares”, Vilmar Schurmann foi fundador e presidente da Ceval Alimentos, empresa que se tornou a maior processadora de soja do país e a quinta maior exportadora brasileira. Também é um dos empresários catarinenses que integra o seleto rol de personalidades agraciadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a Ordem do Mérito Industrial.
Sob sua liderança, a Ceval diversificou suas operações, adquirindo 17 empresas em seis estados brasileiros e expandiu sua atuação para a produção de alimentos voltados ao mercado interno. Em 1997, a Ceval foi adquirida pela Bunge International Ltda., e Schürmann assumiu a presidência da Bunge , consolidando a fusão entre Ceval e Santista Alimentos em 2000.
O empresário era reconhecido por sua visão estratégica e capacidade de execução e contribuiu significativamente para o desenvolvimento do setor agroalimentar no Brasil. O velório acontece das 14h às 18h de hoje, no Centro de Eventos do Hotel Vila do Farol, em Bombinhas. A causa da morte não foi divulgada pela família.
“Vilmar Schurmann partiu, deixando um vazio e um legado de realizações. Seu carinho e atenção aos colaboradores são lembrados com saudade por todos que o conheceram. A família e o Grupo Vila do Farol, em luto, celebram com gratidão a memória de um homem que construiu um império de visão e trabalho”, diz publicação no Instagram do Vila do Farol.
Vilmar Schurmann deixa mulher, filhos e netos.