Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Cirurgião plástico torna-se réu após denúncias de lesões graves

Justiça
WhatsApp Image 2024 11 27 At 06.41.38

Justiça

Cirurgião plástico torna-se réu após denúncias de lesões graves

Caso que resultou em um processo penal levou à decisão judicial de afastá-lo das suas atividades médicas por um período de um ano

O cirurgião plástico Marcelo Evandro dos Santos, de Florianópolis, foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina após ser acusado de causar lesões corporais gravíssimas em uma paciente. O caso, que resultou em um processo penal, levou à decisão judicial de afastá-lo das suas atividades médicas por um período de um ano, conforme solicitado pelo MP. A suspensão poderá ser prorrogada, caso a Justiça acate a solicitação de ampliação desse prazo.

Denúncia e detalhes do caso

Segundo o Ministério Público, Marcelo Evandro dos Santos agiu com dolo eventual – isto é, ele assumiu o risco de causar lesões graves durante os procedimentos, mesmo sem a intenção direta de prejudicar. A paciente envolvida precisou passar por uma transfusão de sangue e foi internada em uma UTI devido às complicações das cirurgias. Além das lesões corporais graves, a vítima sofreu danos estéticos severos, com necrose nas mamas e redução dos movimentos do tronco, o que levou a relatos de “mutilações” de outras pacientes.

O cirurgião plástico é suspeito de ter causado lesões similares em pelo menos outras 12 pacientes, cujas denúncias ainda estão sendo investigadas. Além disso, o caso também está sendo acompanhado pela 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, que apura possíveis práticas de publicidade enganosa relacionadas ao médico.

A cirurgia “X-Tudo” e a polêmica

O caso que gerou a ação penal teve início em outubro, quando uma das vítimas denunciou que o médico incentivava suas pacientes a realizarem o que ele chamava de cirurgia “X-Tudo”, uma combinação de procedimentos plásticos realizados no mesmo dia, como lipoaspiração, aumento de mama e abdominoplastia. A paciente procurou o médico para uma troca de prótese de silicone, mas acabou sendo submetida a uma série de outros procedimentos, com duração de cerca de 12 horas. Após a cirurgia, ela precisou de cuidados intensivos e passou por complicações graves.

Posicionamento do cirurgião e possíveis pecursos

Em defesa, Marcelo Evandro dos Santos afirmou, por meio de nota à imprensa, que solicita todos os exames necessários antes de realizar qualquer cirurgia, visando oferecer um atendimento “personalizado e humano”. O cirurgião também destacou sua atuação em diversas sociedades de cirurgia plástica, tanto no Brasil quanto no exterior, e afirmou estar em constante atualização profissional, participando de cursos e congressos para aprimorar seus conhecimentos.

A decisão judicial que suspendeu o médico está passível de recurso, e a continuidade da investigação criminal e cível poderá trazer mais desdobramentos ao caso.

Continue lendo
Topo